NOTÍCIA
Atividades externas tornam a aprendizagem mais estimulante - 12/09/2012 08:34:29
As saídas pedagógicas ocorrem habitualmente na
Escola Municipal Professor Washington Manoel de Souza, no
município fluminense de Queimados. “As visitas
contribuem para tornar a aprendizagem mais estimulante e enriquecedora
e também para a expansão das fronteiras entre o
espaço escolar e o mundo externo”, ressalta Denise
Guerra dos Santos, professora de educação
física. “As saídas
pedagógicas trazem riquezas de conhecimentos
simultâneos, além do conteúdo
proposto”, salienta Fátima Muniz, professora de
história.
Em geral, as duas trabalham de forma interdisciplinar. Os passeios
são imaginados individualmente, mas discutidos e realizados
com apoio mútuo e, invariavelmente, com a
participação de outros professores.
“Sempre planejamos as saídas em
conjunto“, diz Fátima, que leciona a turmas do
sétimo ano do ensino fundamental. “Trocamos
sugestões e a nossa participação
é intensa.”
Segundo
Denise, que dá aulas a turmas de oitavo e nono anos do
ensino fundamental, os alunos têm, durante as visitas, a
oportunidade de conhecer lugares interessantes e divertidos.
Também entram em contato, de forma dinâmica e
agradável, com o conteúdo pedagógico e
com projetos das respectivas séries e das diversas
disciplinas.
“As saídas também se propõem
a estreitar os laços entre alunos de diferentes turmas, a
escola, a família e a sociedade como um todo, favorecendo as
relações de convivência e desenvolvendo
a capacidade de trabalhar em grupo”, explica Denise, que
está há oito anos no magistério.
Graduada em educação física e em
musicoterapia, com pós-graduação em
psicomotricidade e em cultura africana e afro-brasileira, ela acredita
que os passeios desenvolvem, ainda, qualidades como empenho,
organização, flexibilidade, tolerância,
espírito esportivo, princípios éticos
e de cidadania.
Prêmios — Com licenciatura plena em
história e 32 anos de magistério,
Fátima já teve dois projetos premiados no
Concurso Professor Alberto Pirro, promovido pela Secretaria Municipal
de Educação. Em julho, ela promoveu visita ao
Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições
Nordestinas, em São Cristóvão, bairro
da Zona Norte do Rio de Janeiro, capital. Um dos propósitos
do passeio foi o de levar os estudantes a compreender o êxodo
nordestino e sua relação com a
ocupação da Baixada Fluminense, região
na qual está inserido o município de Queimados. A
professora pretendeu, ainda, estimular os alunos a analisar as
próprias origens, reconhecer o legado político e
social do Nordeste no município e valorizar a
contribuição nordestina na
ocupação da região.
Depois do passeio, os estudantes sintetizaram as
observações por meio da
produção de literatura de cordel,
relatórios, gráficos, desenhos, dobraduras,
pinturas, com dramatizações e
confecção de bandeirolas e bonecos. Todos os
trabalhos foram expostos na escola.
No mesmo mês, a professora Denise promoveu visita ao Belmonte
Futebol Clube, com a participação de estudantes
dos três últimos anos do ensino fundamental. O
passeio fez parte do projeto Histórias da Capoeira e do
Futebol de Queimados, desenvolvido por ela na disciplina de
educação física. Na escola, Denise
incentivou debate para troca de impressões,
exposição de dúvidas e resumo das
experiências vividas pelos estudantes.
Também este ano, as duas professoras levaram os alunos ao
centro do Rio de Janeiro para conhecer o Museu Histórico
Nacional e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Para este
semestre, estão previstas visitas ao Espaço
Cultural da Marinha do Brasil, também no centro da capital,
e à Vila Olímpica de Queimados. Lá, os
estudantes conhecerão as aulas de capoeira de Mestre
Comprido.
“As saídas pedagógicas são
enriquecedoras”, avalia a orientadora educacional Cilene
Maria Cavalcanti. Ela observa que os passeios permitem o contato com o
conteúdo programático de forma dinâmica
e desenvolvem a capacidade de trabalho em equipe. Para Cilene, as
visitas estimulam princípios éticos e de
cidadania entre os alunos e estreitam os laços entre
família, escola e comunidade.
Fátima Schenini
Fonte:
MEC
(http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18072).