Os filmes são produzidos pelas crianças durante o período das oficinas do Programa, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Votorantim em parceria com a Planeta Educação, empresa especializada na implantação de soluções educacionais inovadoras.
Durante as oficinas, os alunos são orientados quanto à linguagem cinematográfica, que passa pela importância da trilha sonora, composta de efeitos que fazem toda a diferença nas produções fílmicas dos estudantes.
“Com a atividade de captação de sons, os alunos entenderam melhor a função da trilha sonora de um filme, que tem por objetivo ajudar na transmissão da mensagem e que ainda colabora com a carga de sentimento que o filme quer nos passar, fazendo-nos chorar, sorrir, sentir pena, revolta, compaixão, enfim, tantos sentimentos que só são possíveis porque a trilha sonora é parte essencial da linguagem dessa importante arte que é o Cinema”, explica Erika de Souza Bueno, coordenadora do Programa Cinema e Educação.
Durante a atividade, os alunos aprenderam que o silêncio é fundamental para produzirem e gravarem sons, tais como o barulho do motor do carro de uma professora, a colher tinindo dentro de uma xícara na cantina, o ruído da porta da sala de aula, a tosse de um aluno resfriado, entre tantos outros sons, os quais farão parte dos filmes que eles vão produzir durante o ano inteiro.
“Eu gosto muito da oficina de cinema porque eu nunca tinha feito cinema, e meu sonho era fazer alguma coisa parecida com teatro e cinema. Além de a gente poder trabalhar com tudo isso, a gente se diverte e eu acho que é uma aula divertida de vir pra escola aprender sobre isso”, conclui Amanda, aluna da EMEF Professora Edith Maganini.