NOTÍCIA
Construção de creches será acelerada para que metas sejam cumpridas - 09/02/2012 08:21:34
O
ministro da Educação, Aloizio Mercadante,
anunciou nesta terça-feira, 7, que o Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação (FNDE) pesquisa
métodos mais inteligentes e eficientes para agilizar a
construção de creches e pré-escolas
com recursos do Programa Nacional de
Reestruturação e Aquisição
de Equipamentos da Rede Escolar Pública de
Educação Infantil (Proinfância). O
objetivo é alcançar a meta de construir 6.427
estabelecimentos até 2014. O investimento será de
R$ 7,6 bilhões, com recursos do Programa de
Aceleração do Crescimento (PAC).
Hoje, segundo Mercadante, as prefeituras levam em média seis
meses para licitar a obra e mais dois anos para construir. Os estudos
em andamento indicam que esses prazos devem cair para seis meses.
“Com isso, vamos acelerar muito o processo e dar
tranquilidade aos pais para colocar as crianças na creche e,
principalmente na pré-escola”, explicou.
Com o Proinfância, criado em 2007, o governo federal oferece
aos municípios projetos arquitetônicos diversos
para creches e pré-escolas, além dos recursos
para a construção. De acordo com o ministro, a
liberação é progressiva —
30% no momento da licitação, mais 50% no
início da obra. Quando 80% do projeto estiver
concluído, o governo destina verbas para a
aquisição do mobiliário escolar.
À prefeitura cabe oferecer o terreno.
Acesso — Com os estabelecimentos prontos em tempo mais curto,
o ministro espera aumentar e melhorar o acesso à
educação infantil a crianças de 4 e 5
anos de idade e prepará-las para a
alfabetização. A oferta de escolas
será acompanhada do programa
Alfabetização na Idade Certa, a ser
lançado nos próximos dias.
Mercadante destaca que esse programa de
alfabetização terá foco no professor e
terá de contar com a adesão de estados e
municípios. Estudantes na faixa de 6 a 8 anos
terão as melhores salas de aula da escola, os melhores
horários, os melhores professores e o melhor material
didático. O objetivo do investimento é permitir
que crianças até 8 anos de idade dominem a
leitura, a escrita e conhecimentos matemáticos.
Desafios — O ministro também comentou
informações divulgadas pela
organização não governamental Todos
pela Educação, que aponta 3,8 milhões
de brasileiros em idade de escolarização
obrigatória — de 4 a 17 anos — fora da
escola. Para Mercadante, os dois maiores desafios são a
educação infantil e o ensino médio.
Cerca de 20% das crianças de quatro e cinco anos
não têm acesso à pré-escola
e um número ainda maior não tem à
creche (dados não analisados no estudo). O ministro lembrou
que o governo federal tem estimulado a construção
de creches e pré-escolas por meio do Proinfância,
que prevê 6 mil novas unidades.
Para a questão do ensino médio, o ministro
destacou a importância do Programa Nacional de Acesso ao
Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que rompe com a
dicotomia entre profissionalização e ensino
regular, o que permite ao estudante continuar os estudos enquanto se
prepara para o mercado de trabalho.
Ionice Lorenzoni e Diego Rocha
Fonte:
MEC
(http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17491).