NOTÍCIA
Sistema registra mais de 3,2 milhões de inscrições até as 18h do último dia - 13/01/2012 09:05:11
O
Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do
Ministério da Educação registrou,
até as 18h desta quinta-feira, 12, um total de 3.259.093
inscrições, realizadas por 1.681.402 candidatos a
vagas em instituições públicas de
educação superior. Cada estudante tem direito de
fazer até duas opções de curso. As
inscrições se encerram às 23h59 desta
quinta.
O Rio de Janeiro é o estado com o maior número de
inscrições, com 359.186 registros. Na
sequência estão Minas Gerais, com 336.638;
São Paulo, com 266.709; Ceará, 226.647; Rio
Grande do Sul, 214.311; Bahia, 200.531; Pernambuco, 172.699, e
Piauí, com 143.968 inscrições.
Inscrição — Podem concorrer
às 108.552 vagas, distribuídas em 3.327 cursos de
95 instituições públicas de
educação superior que aderiram ao Sisu,
estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem) em 2011 e obtido nota diferente de zero na
redação.
Durante o período de inscrição, o
estudante pode mudar as opções de cursos com base
na nota de corte, mas cada alteração invalida a
opção anterior. O candidato aprovado na primeira
opção de curso é automaticamente
retirado do sistema. Caso não faça a
matrícula na instituição para a qual
foi selecionado, perde a vaga. O que for selecionado para a segunda
opção ou não atingir a nota
mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer
no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.
A inscrição deve ser feita na página
do Sisu na internet. É necessário informar o
número da inscrição e a senha usados
no Enem — em caso de esquecimento da senha, é
possível recuperá-la na página
eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais (Inep).
Resultados — A lista dos selecionados na primeira chamada
será divulgada no domingo, 15, com prazo para
matrícula entre os dias 19 e 20. O cronograma completo
também está na página
eletrônica do Sisu.
Assessoria de Comunicação Social
Fonte:
MEC
(http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17373).