Realizada pela primeira vez em todas as escolas públicas do país, com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, a Provinha Brasil de Matemática apresentou resultados surpreendentes entre os alunos de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba. A modalidade foi aplicada no último mês de outubro em todas as escolas da rede de ensino da cidade. Mais de 1.100 alunos fizeram a avaliação – 93% do total de alunos do 2º ano.
Os resultados, anunciados pelo MEC, trouxeram muita satisfação a toda a comunidade escolar de Pindamonhangaba: 86% dos alunos que realizaram a prova tiraram notas que atingiram os níveis 4 e 5 (43% no nível 4 e 43% no nível 5). Esses são os níveis mais altos da Provinha Brasil, que variam entre 1 e 5.
Um dos fatores que ajudou no bom desempenho dos alunos foi a aplicação, em sala de aula, do programa “Matemática Descomplicada”, uma parceria da Secretaria de Educação com a Planeta Educação, empresa especializada na implantação de soluções educacionais inovadoras.
O Programa beneficia cerca de oito mil alunos, do primeiro ano à quarta série do município e tem por objetivo proporcionar uma aprendizagem significativa, que prioriza o raciocínio lógico – por meio de jogos e brincadeiras –, e não apenas a memorização de operações e fórmulas.
“Para o resultado alcançado na Provinha Brasil houve todo empenho dos professores e gestores da Secretaria de Educação de Pindamonhangaba. É visível a preocupação da equipe escolar em oferecer o melhor aprendizado aos alunos. E com certeza, a parceria da Planeta Educação somou neste resultado. Temos uma participação efetiva. Aprender Matemática por meio de atividades lúdicas é mais prazeroso e significativo para as crianças”, afirma Adreiton Ferreira, coordenador da Planeta Educação em Pindamonhangaba.
A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica das crianças matriculadas no 2º ano de Ensino Fundamental de escolas públicas brasileiras e já era aplicada anteriormente na área de Língua Portuguesa. Realizada pela primeira vez este ano, a Provinha de Matemática contou com a participação de mais de três milhões de estudantes, de 108 mil escolas públicas, em 5.500 municípios do país.
“Os resultados obtidos na Provinha Brasil 2011 pelos nossos alunos do 2º ano é reflexo do empenho e dedicação dos professores, gestores e demais profissionais envolvidos no processo. É gratificante ver que nossa rede municipal alcançou o nível de proficiência que é esperado ao término do 2º ano. Agradeço a todos por este sucesso”, conclui Márcia Fernandes, Diretora Pedagógica da rede municipal de ensino de Pindamonhangaba.