NOTÍCIA
Técnicos dos conselhos escolares fazem relatos e trocam experiências - 30/09/2011 08:32:45
Com
um ano de atividade, o Grupo Articulador dos Conselhos Escolares do Rio
de Janeiro reúne 61 dos 92 municípios do estado e
já realizou fóruns nas cidades de Nova
Iguaçu, Cabo Frio e Macaé. A
trajetória e as conquistas do grupo articulador dos
conselhos escolares do Rio foi apresentada nesta quinta-feira, 29, no
3º Encontro Nacional dos Conselhos Escolares que
reúne, em Brasília, 250 técnicos das
secretarias estaduais e municipais de educação
das 27 unidades da Federação.
Entre as tarefas e responsabilidades que tem o grupo articulador dos
conselhos escolares três estão entre as
principais: motivar as redes municipais para a
construção de conselhos escolares em todas as
unidades de ensino, fortalecer os conselhos existentes e fazer a
formação dos conselheiros.
Na apresentação que fez no 3º encontro
nacional, o Grupo Articulador do Rio destacou que o conselho escolar
– formado por pais, alunos, professores, diretor da escola e
a comunidade, em cada unidade de ensino – é um dos
principais elementos da gestão democrática da
educação pública.
No caso do estado do Rio, o grupo articulador registrou que existe
motivação dos gestores das secretarias municipais
para trabalhar na construção dos conselhos. Foi
essa motivação que permitiu a
realização de três fóruns
regionais e o início da preparação de
um fórum estadual previsto para 2012. Mas também
existem dificuldades, como a falta de infraestrutura, de transporte e
de recursos para o grupo se deslocar para os municípios.
Pernambuco – O grupo articulador pernambucano
também fez um relato da sua experiência. Com menos
de um ano de atividade, o grupo reúne os
municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos
Guararapes, Caruaru, Garanhus e Cabo de Santo Agostinho. Em 2011
promoveu dois encontros regionais com a
participação de 43 dos 184 municípios
do estado.
Para motivar a participação das escolas, o grupo
articulador fez uma cartilha ilustrada usando a linguagem de cordel
para explicar o que é, como funciona e para que serve o
conselho escolar. Como a cartilha foi bem aceita tanto nas secretarias
municipais de educação como nas escolas, o grupo
criou um hino dos conselhos escolares na linguagem do repente.
A terceira estrofe do hino diz: “Entender sobre os
conselhos/na vida de uma escola/é notar novos caminhos/numa
educação que melhora/à medida que o
povo/organiza sua história.”
O programa do 3º Encontro Nacional dos Conselhos Escolares,
que se encerra nesta sexta-feira, 30, tem dois diálogos e
uma oficina. Os diálogos são sobre o papel dos
conselheiros escolares na mobilização social pela
educação e sobre escola de bons conselhos
– projeto e ações. A oficina
será sobre práticas de
criação e fortalecimento de conselhos escolares
pelas secretarias de educação.
Ionice Lorenzoni
Fonte:
MEC
(http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17099).