Em
um pequeno jardim, com flores de A a Z, estudantes entram em contato
com a natureza e também com as palavras e as letras. Esse
despertar para o aprendizado da leitura e da escrita tem
início com o plantio das mudas, pelos próprios
alunos da Escola Municipal Hermann Müller, no distrito de
Pirabeiraba, área rural de Joinville (SC). No local,
plaquinhas de madeira exibem poesias de Roseana Murray, autora de obras
infantis.
“Do A, de alamanda, ao Z, de zínia, para olhar,
cheirar, comer e sentir as diferentes texturas, com mudas a partir de
sementes trazidas pelas crianças e pais, e uma plaquinha
identificando a letra e a espécie.” Assim
é o jardim encantado, criado pela pedagoga Silvane Aparecida
da Silva. Há oito anos ela dirige a escola, que tem 64
estudantes matriculados em turmas do primeiro ao sexto ano do ensino
fundamental.
Pós-graduada em ecologia e em gestão escolar,
Silvane foi a responsável pela
revitalização da escola, que encontrou
“definhando, triste e desarticulada”, com apenas 26
alunos. Após uma série de medidas, que tiveram
início com a retirada do lixo e a
colocação de grama e canteiros onde antes havia
pedras, ela conseguiu que os alunos passassem a viver, na
prática, o conceito de “comunidade de
vida”.
Uma delicada colmeia, bem ao lado da porta principal da escola, pouco
acima do chão, serve de exemplo. Os alunos passam todos os
dias pelo local, mas sempre guardam distância segura.
“Eles observam, admiram, contornam e seguem; em que outro
lugar que concentre crianças tal cena duraria?”,
avalia a diretora.
Entre as árvores do bosque de leitura ao ar livre, os alunos
podem ler, sentados em bancos sob as árvores
frutíferas que eles mesmos plantaram. Ali ficam os chamados
restaurantes da canção. São casas com
comida para os pássaros, livres. “Tem aluno que
vai para casa e solta os passarinhos das gaiolas, ou que sai de um
rodeio chorando”, diz Silvane. “Eles sabem que
nós somos só um fio da teia.”
Vantagem
— Como a escola é pequena, os alunos
são agrupados do primeiro ao terceiro ano e do quarto ao
sexto, em turmas multisseriadas. Assim, a professora alfabetizadora
Marciane Seefeld Gonçalves atende, além de alunos
do primeiro ano, os de segundo e do terceiro. Pedagoga, com
pós-graduação em séries
iniciais da educação infantil e gestão
escolar, ela considera possível conseguir bons
índices de aprendizado em turmas que reúnem
estudantes de diversas idades e níveis de conhecimento.
“Organizando o tempo didático, propondo atividades
coletivas, a interação entre alunos de diferentes
níveis, antes considerada um obstáculo,
transformou-se em vantagem pedagógica”, destaca.
A escola tem ainda sala de leitura, com livros atualizados,
especialmente de poesia, e almofadas para os alunos lerem no
chão. Todos os anos, em novembro, a escola promove o evento
Café, Flor e Poesia. Em 2010, o encontro teve a
participação de Roseana Murray, que pode ver seus
poemas espalhados pelo jardim.
Fátima Schenini
Confira o blog da
Escola
Municipal Hermann Müller
Fonte: MEC
(http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17080).