Quase um terço das vagas abertas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingresso em instituições públicas de ensino superior no segundo semestre estão na região Nordeste. São 14 instituições, entre universidades federais e estaduais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia, que oferecem 8.036 vagas em oito dos nove estados da região. Apenas instituições do Piauí não participam nesta etapa da seleção.
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) abriu 2.262 vagas para 67 cursos de licenciatura e bacharelado nas cidades de São Luís, Imperatriz, São Bernardo, Bacabal, Chapadinha, Pinheiro e Codó. No município de Grajaú, a UFMA oferece cursos no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Na UFMA estão disponíveis vagas nas áreas de ciências humanas, exatas e tecnológicas. Entre os cursos com mais vagas se destacam direito com 140, enfermagem (100), ciências contábeis (110), medicina (50), farmácia (40).
O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba tem 810 vagas neste processo seletivo. Estão distribuídas em 23 cursos nos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Monteiro, Patos, Picuí e Princesa Isabel. Os cursos tecnológicos predominam no instituto. São 18, mais licenciaturas em química e matemática e dois bacharelados.
Duas universidades estaduais da região Nordeste estão com vagas no Sisu. A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) oferece 152 vagas nas cidades de Salvador, Alagoinhas, Conceição do Coiote, Senhor do Bonfim, Irecê, Juazeiro e Teixeira de Freitas. A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) abre 27 vagas em Maceió.
Nacional – O Sistema de Seleção Unificada do segundo semestre deste ano tem 26.336 vagas. Participam 19 universidades federais, 23 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, quatro universidades estaduais e dois centros de educação federal e tecnológica (Cefets).
As inscrições podem ser feitas, pela internet, até o próximo domingo, 19. Para concorrer, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010.
Informações sobre instituições, cursos, vagas, inscrição, notas de corte estão na página eletrônica do Sisu.
Ionice Lorenzoni
Fonte: MEC (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16772).