Desenvolvido em parceria com a empresa Planeta Educação, especializada na implantação de soluções educacionais, o Programa está presente, inicialmente, em 4 escolas da rede, que são: REMEFI Profª Julieta Reale Vieira, REMEFI Prof Lauro Vicente de Azevedo, REMEFI Porfª Yvonne Apparecida Arantes Correa e REMEFI Prof Alexandre Machado Salgado.
O programa Aprendizagem Sistêmica transforma o ambiente escolar num espaço de cooperação e tem por objetivo proporcionar um maior aprendizado dos conteúdos acadêmicos ao aluno, por meio da aquisição de habilidades socioemocionais.
Para a aplicabilidade do programa na sala de aula há um mediador de aprendizagem que trabalha em conjunto com o professor das escolas. O mediador é responsável em levar para o educador, estratégias de gestão da sala de aula, além de atividades específicas da Aprendizagem Sistêmica, as quais são chamadas estruturas, e auxiliam no desenvolvimento dessas habilidades socioemocionais, essenciais para a convivência tanto no ambiente profissional, como o pessoal.
“Tenho uma sintonia muito grande com a mediadora, quase uma transmissão de pensamentos sobre os conteúdos. Os resultados já podem ser percebidos na integração e aprendizagem dos alunos”, afirma a Professora Katy Raquel Duarte Gispert, da Escola REMEFI Prof Alexandre Machado Salgado.
Além de receberem os mediadores em suas salas de aula, os educadores também recebem a formação da Aprendizagem Sistêmica, na Secretaria Municipal de Educação. O curso é dinâmico e envolvente, teve início no dia 28 de abril de 2011 e vai até o final do ano.
“Este curso veio para inovar a minha prática pedagógica, são técnicas que colocarei em prática em sala de aula para traduzir os conteúdos a serem ministrados”, conclui a Professora Fany Maura S. A. da Silva, da Escola REMEFI Prof Alexandre Machado Salgado.