Planeta Educação
NOTÍCIA
Educadores de Porto Feliz participam de aula inaugural do Programa Aprendizagem Sistêmica  - 03/03/2011 15:07:48
Evento aconteceu no Espaço Cultural Olair Coan da EMEF Vereador Carlos Roberto de Oliveira


Aproximadamente 100 educadores da rede municipal de ensino de Porto Feliz estiveram presentes no último dia 01/03 no Espaço Cultural Olair Coan, da EMEF Vereador Carlos Roberto de Oliveira, para participar da aula inaugural do Programa Aprendizagem Sistêmica.

Implantado pela Prefeitura da Porto Feliz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e em parceria com a Planeta Educação, o Programa visa a aumentar a perspectiva de sucesso no trabalho e na vida social dos alunos, estimulando-os a desenvolverem habilidades, sempre respeitando as diferenças.

O Aprendizagem Sistêmica beneficiará os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino. Durante o evento, os educadores conheceram alguns exercícios e dinâmicas e entenderam como serão realizados e aplicados em sala de aula.

Na ocasião, foi apresentada também a data das inscrições para o Programa de Formação de Educadores em Aprendizagem Sistêmica, que terá carga horária anual de 40h, sendo 20h em cada semestre (16h de encontros presenciais e 4h de aplicabilidade do programa em sala de aula, com auxílio de um mediador da Planeta Educação).

“O evento foi muito importante e esclarecedor. Sabemos que esse programa vem para nos auxiliar e trazer mudanças estratégicas de atuação dentro da sala de aula, de forma a ampliar e qualificar ainda mais o processo de aprendizagem dos alunos. Quero participar da Formação e estou muito animada”, afirma Sandra Maria Sampaio Nunes, professora adjunta da EE Aurora Machado Guimarães.

“A didática da Aprendizagem Sistêmica vem beneficiar e facilitar a dinâmica na sala de aula. Estou com boas expectativas porque percebi que é um programa de credibilidade que vai beneficiar muito nossos alunos”, comenta a professora Claudia Regina Franciscão, da Emef Professora Luiza Carvalho Pires.

 

Sobre a Formação de Educadores em Aprendizagem Sistêmica

Dividida em estruturas teóricas e práticas, a Formação capacita os educadores a utilizar a metodologia da Aprendizagem Sistêmica em sala de aula, transformando a escola num espaço cooperativo, de troca de idéias e conhecimentos, e desenvolvendo entre os estudantes habilidades sociais e de relacionamento.


As inscrições para participar do Programa de Formação em Porto Feliz serão realizadas até o dia 11 de março, através do site www.planetaeducacao.com.br/portofeliz. 


Aprendizagem Sistêmica no mundo

A Aprendizagem Sistêmica é aplicada em 20 países e em alguns deles é muito grande o comprometimento com a utilização do método. Em Cingapura, por exemplo, os professores foram treinados por mais de doze anos. Na Holanda, todos os livros e pesquisas referentes à Aprendizagem Sistêmica foram traduzidos para a língua local e uma numerosa equipe de especialistas conduz os treinamentos em todo o país. Entre os países onde há equipes de treinadores formando professores estão Reino Unido, Austrália, Espanha e Dinamarca. Nos Estados Unidos, há um grande grupo de treinadores que conduz cerca de 1.000 cursos por ano. Esses exemplos dão a dimensão da aceitabilidade do método – o número de adeptos é cada vez maior.


Em Porto Feliz, o Programa está sendo desenvolvido em parceria com a empresa Planeta Educação, especializada no desenvolvimento e implantação de soluções educacionais.