Professores das redes municipais de Minas Gerais (polo Montes Claros) e Pará, e dos sistemas estaduais de educação do Amapá e do Rio de Janeiro começam nesta segunda-feira, 13, os cursos de formação em alfabetização e linguagem e de matemática do Pró-Letramento. Nessa oportunidade, serão atendidos 380 tutores selecionados pelas secretarias para participar do programa. Após o término do curso, os tutores serão responsáveis pela formação de 12.771 professores em seus municípios e estados.
O Pró-Letramento é um programa de formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura, escrita e matemática.
A carga horária total do curso é de 180 horas, divididas em 120 horas presenciais e 60 horas a distância. Na área de linguagem serão abordados os seguintes temas: capacidades linguísticas da alfabetização e avaliação; alfabetização e letramento: questões sobre avaliação; a organização do tempo pedagógico e o planejamento de ensino; organização e uso da biblioteca escolar e das salas de leitura; o lúdico na sala de aula: projetos e jogos; o livro didático em sala de aula: algumas reflexões; modos de falar e modos de escrever.
Já na área de matemática, os temas serão os seguintes: números naturais; operações com números naturais, espaço e forma; frações, grandezas e medidas; tratamento da informação; resolver problemas: o lado lúdico do ensino da matemática; avaliação da aprendizagem em matemática nos anos iniciais.
A formação é uma parceria do Ministério da Educação com as universidades federais do Amapá (Unifap), Pará (UFPA) e Rio de Janeiro (UFRJ), que integram a Rede Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. (Assessoria de imprensa da SEB)
Veja a lista de municípios e estados atendidos.
Palavras-chave: Educação básica, Pró-Letramento, SEB
Fonte: MEC (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16150).