O evento foi realizado no CEMUR e contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, José Marcos dos Santos, que parabenizou os formandos e agradeceu a Planeta Educação pela parceria com o município. Estiveram presentes também outras autoridades da cidade.
“Ser Secretário de Educação em Taboão da Serra, que conta com 35 mil alunos em toda a rede, é um desafio diário de aprendizagem e conquistas. A educação do nosso município tem conquistado títulos nacionais e internacionais e me sinto muito honrado em participar desse momento com todos esses gestores, que tem se dedicado para serem instrumentos de promoção de um ensino cada vez mais qualificado”, afirma José Marcos.
Antes da entrega dos certificados, os gestores conferiram vídeos de retrospectiva das aulas e receberam muitas homenagens. No final da cerimônia puderam assistir a uma apresentação musical dos professores e alunos do Liceu Principal de Música de Taboão da Serra, além de participarem de um delicioso coffee break.
“O evento foi muito especial e participar do Programa de Qualificação de Gestores tem proporcionado muita aprendizagem para todos nós. A minha dificuldade quando comecei o primeiro módulo era gerenciar o tempo e dividir as tarefas. Tenho rompido essa barreira e aprendido a melhorar a cada dia!”, afirma Edir Borges da Silva, Gestora da EMEF Prof. Francisco Ferreira Paes.
Sobre o Programa de Qualificação de Gestores
No município de Taboão da Serra, o programa é realizado desde maio, em 200 horas, por meio de quatro módulos: Escola Plena, Liderança, Equipe e Excelência. Cada módulo apresenta uma carga horária de 50 horas, divididas em 36 horas presencias e 14 à distância. Além disso, os gestores recebem visitas de consultores em suas escolas, como forma de acompanhamento do trabalho. O objetivo principal é dar suporte ao gestor na aplicação dos aprendizados adquiridos, resultando assim em melhores práticas em benefício de sua instituição.
Nesse primeiro módulo, o Escola Plena, foram desenvolvidos os temas Mudanças no Cenário Mundial; Avaliação Institucional; Identificação do Sistema e da Organização Educacional; Roteiro para Autoavaliação da Escola; Visão Sistêmica; Modelos Mentais; Pensamento Sistêmico e Escola Aprendente; Avaliar para Aprender; Escola Plena; e Dimensões Corpo, Mente e Alma.