Planeta Educação
NOTÍCIA
Investimentos em qualificação colocam ensino público fundamental na dianteira - 21/10/2010 11:52:15
Escolas de redes municipais do interior paulista investem em tecnologia e formação profissional e já notam avanços positivos no desempenho dos alunos

A qualidade da educação nos últimos anos vem progredindo rapidamente no ciclo fundamental, nas escolas das redes municipais geridas pelas prefeituras. É o que comprovam os números do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Em mais de 3,5 mil cidades do país, a meta nacional, de nota 4,6 em uma escala de 0 a 10, foi superada e, em muitos casos, com folga.

Os resultados refletem investimentos no setor e uma mudança de postura em relação à gestão escolar – uma combinação de políticas públicas que inclui incentivo à formação e atualização de professores e a inclusão da tecnologia no currículo escolar, entre outros fatores.

No interior de São Paulo, municípios como Pindamonhangaba, Caçapava, Guaratinguetá e Lorena, no Vale do Paraíba; São Manuel e Taboão da Serra, entre outros, são exemplos do expressivo crescimento na qualidade da educação pública. Em Lençóis Paulista, por exemplo, a primeira etapa do ensino fundamental (1ª à 4ª série) alcançou a nota de 5,8 no Ideb. Pindamonhangaba, a nota 5,5; São Manuel, nota 5,3; Taboão da Serra, nota 5,2 e Lorena, nota 5,1.

Esses resultados trazem um misto de otimismo e de “quero mais” à Vitae Futurekids – Planeta Educação. A empresa, especializada em desenvolver projetos educacionais inovadores, atua nesses e outros municípios em parceria com as prefeituras, por meio das Secretarias de Educação. Em todas elas, as melhorias no desempenho dos alunos são percebidas progressivamente, a cada ano.

Entre os programas, estão o da ‘Matemática Descomplicada’ - um novo jeito de ensinar a disciplina; o Informática Educacional - que entende a tecnologia da Informação e Comunicação como importante recurso didático-pedagógico; e o Pró-Família, que promove a integração entre a família, o professor e a escola. Os filmes também são transformados em recursos pedagógicos de uso regular por professores e alunos através do projeto Cinema na Escola; tudo isso com cursos regulares de formação de professores.

“Nossos programas compreendem uma série de ações efetivas que envolvem alunos, diretores, técnicos, professores e pais, promovendo verdadeiras mudanças no ‘modo de fazer’ Educação. Trata-se de uma parceria séria, que respeita as particularidades de cada rede e que apresenta como meta a melhoria no desempenho do aluno, caminhando sempre de forma integrada com o planejamento e ações das equipes das secretarias de educação e gestores da rede. Sem dúvida, o caminho para garantir uma escola para todos e para cada um”, explica Roberta Bento, Vice Presidente da Vitae Futurekids – Planeta Educação.

A ampliação dos investimentos federais na área educacional vem possibilitando às prefeituras colocarem em prática diversos programas.  Criado em 2007 para unidades educacionais com baixo desempenho no Ideb, o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) teve seus recursos incrementados de R$ 49,5 milhões para R$ 370,1 milhões em três anos.