O uso de notebooks para incrementar o aprendizado dos alunos já virou realidade em três escolas municipais de Cubatão. Por meio de projeto-piloto, estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental estão experimentando novos saberes através do uso deste tipo de computador portátil, na sala de aula. Na tarde desta terça-feira, dia 19, a prefeita Marcia Rosa visitou a UME Estado do Espírito Santo, na Vila Nova, para conhecer essa nova ferramenta que vem recebendo elogios de toda a rede municipal de ensino.
Na classe do primeiro ano, a prefeita Marcia Rosa vivenciou uma aula sobre alimentação saudável, planejada pela professora Glória de Oliveira Henriques Fernandes. Os alunos preencheram planilha com dados sobre a cenoura, sob a orientação da professora e de dois monitores da empresa Planeta Educação, responsável pela implantação do projeto nas escolas municipais Padre Antonio Olivieri (Jardim Casqueiro), Luiz Gustavo de Lima (Vila Natal) e na UME Espírito Santo.
Encantada com a aula, a prefeita sentou-se ao lado de uma aluna e a orientou no preenchimento de sua planilha. Depois da aula, a prefeita disse que esse projeto está trazendo para as escolas cubatenses uma nova realidade. “É o fim dos tempos da lousa e do giz. Agora com os notebooks o aprendizado dos alunos será potencializado com essa nova ferramenta. Estamos construindo um novo modelo de Educação que vai atrair mais os alunos”, destacou. A prefeita disse que até o final de 2012, todos os estudantes de Cubatão também terão seu próprio notebook para estudar.
Estímulo – O uso de notebooks na sala de aula está promovendo uma revolução no processo ensino-aprendizagem nas três escolas de Cubatão envolvidas no projeto-piloto. Para a professora Glória Henriques, a ferramenta estimula o conhecimento da criança, principalmente daquelas em processo de alfabetização. “Eles têm mais vontade de aprender, de conhecer coisas novas, por isso pesquiso e planejo minhas aulas com atividades diferenciadas usando o notebook”, explica.
Para a educadora Roberta Bento, vice-presidente da empresa Planeta Educação, o uso do notebook também melhora a auto-estima dos estudantes, “porque o ensino é mais individualizado e o aluno aprende no seu próprio tempo. Com isso, o conhecimento do aluno se potencializa de acordo com seu próprio ritmo”, explica.
Portal do aluno – Depois de conhecer uma aula do projeto, a prefeita acessou pela primeira vez o Portal do Aluno, que está sendo lançado para toda a rede municipal de ensino. Nele, pais, alunos, professores e gestores escolares poderão comunicar-se através de uma rede social inédita no País.
No Portal do Aluno poderão ser criadas comunidades entre alunos e interescolares, além de blogs. “Os professores poderão se comunicar com os pais e enviar mensagens eletrônicas via celular, sempre que se fizer necessário”, explica o secretário municipal de Educação, Fábio Oliveira Inácio. Segundo ele, a ideia do portal visa a facilitar a comunicação entre a Seduc e as escolas e ainda com os alunos e seus responsáveis.
Notebooks para educadores – A prefeita aproveitou a visita à UME Espírito Santo para entregar três notebooks a educadoras da unidade. Disponibilizados pela empresa Goldnet TI, por meio de contrato de locação firmado com a Prefeitura, os notebooks estão sendo entregues desde o último dia 13 a todos os educadores da rede municipal que estejam efetivamente na sala de aula ou no suporte pedagógico e administrativo das unidades escolares. O equipamento é da marca HP e tem instalados os pacotes Windows 7 e Office 2007.