Para expor os trabalhos realizados pelos alunos da Rede Pública de Ensino do município durante o ano letivo de 2010, a Secretaria de Educação de Guaratinguetá vai realizar, no dia 25 de setembro, a 5ª edição da Feira Verde do Programa Semente de Amanhã.
O evento acontecerá simultaneamente em todas as escolas municipais da cidade, das 8h às 12h, e contará com a participação de alunos, professores, gestores, coordenadores pedagógicos e de toda a comunidade.
Além da Feira Verde, a Secretaria de Educação também vai promover outro evento educacional, que é a 3ª Mostra Pedagógica da Educação Infantil do Projeto Leitura: Janelas Abertas para o Conhecimento.
Essa Mostra Pedagógica é realizada de dois em dois anos, em todas as unidades escolares de Educação Infantil da Rede Municipal, e tem por objetivo a apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas Pré-Escolas e Creches Municipais.
Haverá também a divulgação dos trabalhos realizados pelas escolas em parceria com a empresa Planeta Educação, especializada na implantação de soluções educacionais e que está presente no município por meio dos programas Matemática Descomplicada, Línguas Estrangeiras e Informática Educacional.
Na Informática Educacional, por exemplo, as contribuições para esse trabalho foram direcionadas no eixo da linguagem oral e escrita. Dentre os diversos temas de projetos desenvolvidos em cada escola, o computador auxiliou na preparação do Livro Digital (Multimídia), releituras de desenhos (Editor de Imagem), Softwares educacionais voltados para a questão da Alfabetização, atividades elaboradas de cruzadinhas, caça-palavras, escrita espontânea dentro do contexto do Projeto e Arte Educação (Animação em massa de modelar).
“A parceria estabelecida entre o professor da sala de aula e mediador tem gerado um trabalho muito significativo na rede que irá resultar na exposição dos trabalhos realizados pelos alunos para toda a comunidade e visitantes”, explica Maria Gabriela Pereira, coordenadora do Programa Informática Educacional em Guaratinguetá.
Já o enfoque dos trabalhos produzidos no Programa de Línguas Estrangeiras se deu na preparação de pequenos diálogos, músicas, oficina de fantoches e releituras de histórias. Além disso, os estudantes criaram trabalhos manuais como brinquedo com material reciclável que ajuda a contextualizar o tema do projeto. Nas Escolas Thereza Barreiro e Olympia Carrijo, haverá apresentação musical em inglês das crianças.
Por meio do Programa Matemática Descomplicada, os alunos desenvolveram, com a ajuda do professor e do mediador, jogos, músicas e brincadeiras para apresentar no evento. O material produzido demonstra que os alunos podem aprender matemática de forma muito mais prazerosa.