Planeta Educação
NOTÍCIA
Alunos já podem ir de lancha à escola em cidades amazonenses  - 01/07/2010 08:38:32

Manaus — Duas horas diárias de canoa para ir à escola é a rotina de Jaqueline de Sena Cavalcanti, aluna do quinto ano do ensino fundamental. Ela estava entre os estudantes que participaram da cerimônia de entrega das cinco primeiras lanchas do programa Caminho da Escola, na segunda-feira, 28, em Manaus. “Agora, nossa ida às aulas vai ficar bem melhor”, disse Jaqueline, que estuda na Escola Rui Barbosa, no município amazonense de Manaquiri.

“As duas embarcações que estamos recebendo darão nova qualidade de vida a nossos alunos”, previu o prefeito da cidade e presidente da Associação Amazonense de Municípios, Jair Aguiar Souto. Em Manaquiri há 74 rotas mapeadas de transporte escolar fluvial e uma demanda de 3,7 mil alunos por transporte escolar — barco ou ônibus.

Além de Manaquiri, receberam embarcações os municípios amazonenes de Iranduba (duas) e São Paulo de Olivença (uma).

Na solenidade de doação das embarcações, o diretor de ações educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Rafael Torino, afirmou que a parceria com a Marinha do Brasil foi fundamental para a produção das lanchas. “A Marinha domina a tecnologia para construir barcos que primam pela segurança, agilidade e conforto”, afirmou.

O acordo entre o FNDE e a Marinha do Brasil, firmado em outubro do ano passado, prevê a entrega, até 2012, de 600 lanchas para o transporte de estudantes de áreas ribeirinhas. Somente na região Norte, estima-se em 300 mil o número de estudantes da educação básica que precisam de barcos para chegar à escola.

Assessoria de Comunicação Social do FNDE

Fonte: MEC (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15614)