Com o desenvolvimento e avanço da globalização torna-se indispensável o aprendizado de outras línguas, principalmente do inglês. Afinal, é muito importante não desperdiçar a chance de conhecer bibliotecas e museus internacionais, bem como de compartilhar a cultura local com crianças e adolescentes de outros países.
Apesar de sua importância, muitas pessoas ainda acham que aprender inglês é uma tarefa difícil e cansativa. Entretanto, alunos e professores das escolas municipais de Lorena - cidade localizada no Vale do Paraíba - garantem que esse aprendizado pode ser feito de maneira dinâmica, divertida e muito proveitosa na própria escola.
A Secretaria de Educação de Lorena, em parceria com a empresa Planeta Educação, especializada no desenvolvimento e implantação de projetos educacionais, oferece aos alunos do ensino fundamental I e II do município o “Programa de Línguas Estrangeiras”, que conta com o auxílio de softwares diferenciados para aprendizagem de línguas.
Na EMEF Rui Brasil, por exemplo, o software tem revolucionado as aulas de inglês, aliando o ensino da língua estrangeira à utilização da tecnologia, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação na língua estrangeira e contribuindo para que pais e professores fiquem satisfeitos e motivados
“Percebemos maior interesse dos alunos nas aulas de inglês, principalmente porque utilizamos a tecnologia durante o ensino, tornando a aula muito mais prazerosa. Os alunos adoram e os pais até elogiaram o nosso trabalho durante a última reunião. Para mim é muito gratificante saber que o meu trabalho tem produzido frutos”, conta Maurício Sverberi de Aguiar, professor de inglês da escola Rui Brasil.
Os recursos disponibilizados pelo software permitem aprender a língua estrangeira de forma natural, utilizando a associação de imagens, texto e pronúncia. O aprendizado também pode ser feito on-line.
“A matéria que eu mais gosto é o inglês. O professor é muito animado e fica muito mais fácil aprender com o auxílio do software e da tecnologia. Aprender essa língua é muito importante porque qualquer emprego que a gente for arrumar depende desse conhecimento”, destaca Daniel Lincoln da Silva, 14 anos, aluno da escola Rui Brasil.
Com a metodologia proposta, os alunos têm a oportunidade de desenvolver e praticar a comunicação oral, escrita e auditiva do idioma inglês. Segundo o professor, isso contribui para que todos tenham bons resultados nas avaliações.
“A grande maioria dos alunos tem absorvido o conteúdo de maneira eficaz. Eles se sentem cada vez mais motivados a aprender a nova língua”, conclui Maurício.
“Eu sinto que estou aprendendo inglês e acho que esses conteúdos vão me ajudar bastante para passar no vestibular”, finaliza a aluna Mércia Maria da Silva, 15 anos.