Planeta Educação
NOTÍCIA
Haddad reafirma o papel dos jovens na proteção do planeta  - 11/06/2010 08:55:27

“Se não for agora, quando? Se não formos nós, quem?” Foi em torno dessas provocações que jovens de 53 países representando os cinco continentes, encerraram na noite desta quinta-feira, dia 10, no Museu da República, em Brasília, a I Conferência Internacional Infantojuvenil Vamos cuidar do planeta. “Procuramos buscar alternativas para a construção de sociedades sustentáveis e justas”, contaram Irina, de Angola, e Antony, do Brasil, jovens mestres de cerimônia do evento.

“Terremotos, tsunamis, são tragédias inevitáveis, mas outras estão sob nosso controle. Vocês vieram ao Brasil num momento muito delicado do mundo, em que acontece um dos maiores desastres ambientais da história, no Golfo do México”, lembrou o ministro da Educação, Fernando Haddad. “Para satisfazer nossas ambições de consumo, atacamos a nós mesmos. A lógica hoje não opõe apenas o homem contra a natureza, mas o homem contra o homem”.

No encerramento da Conferência, os participantes entregaram pronta a carta de responsabilidades Vamos Cuidar do Planeta. “Se queremos nos proteger das mudanças ambientais, precisamos assumir responsabilidades e ações”, diz a carta, que traz nove ações concretas para cuidar do planeta.

“Vocês não voltam os mesmos que chegaram ao Brasil. O papel de vocês é fundamental daqui pra frente. Vocês são protagonistas para reverter esses conflitos. Vocês têm que estar comprometidos com uma causa que preservará a vida humana. O desafio aqui imposto é como podemos conviver em paz – com nossas gerações e com a natureza. Vocês vão queimar muito neurônio para nos livrar das armadilhas que criamos para nós mesmos”, concluiu o ministro Haddad.

Assessoria de Comunicação Social

Fonte: MEC (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15556)