Com artigos dedicados ao centenário da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, acaba de ser lançada a segunda edição da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. A publicação foi criada para divulgar a produção científica das 255 unidades de ensino da rede.
Em um dos artigos, Surgimento da Rede Federal de Educação Profissional nos Primórdios do Regime Republicano Brasileiro, a pedagoga Nadia Cuiabano Kunze faz uma reflexão sobre o processo de criação das instituições federais a partir de pesquisa de mestrado. Ela investiga a trajetória da Escola de Aprendizes e Artífices de Mato Grosso no período de 1909 a 1941.
Em A Produção de Ciência e Tecnologia das Instituições Federais, 100 Anos de Aprendizagem, os engenheiros Luís Carlos de Figueiredo e Wilson Conciani salientam que o crescimento institucional da rede federal também é fruto da produção e difusão do saber gerado ao longo de cem anos.
A revista é uma publicação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
Ana Júlia Silva de Souza
Palavras-chave: educação profissional e tecnológica, revista
Fonte: MEC (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15466)