Planeta Educação
NOTÍCIA
Programa Matemática Descomplicada tem início nas escolas de Pindamonhangaba  - 17/05/2010 15:13:23
As aulas começaram em maio e já são um grande sucesso entre educadores e alunos do município
  
Desde a primeira semana de maio, 29 escolas da rede municipal de Pindamonhangaba contam com a metodologia do Programa “Matemática Descomplicada” para ensinar a disciplina de matemática, uma das mais temidas pelos alunos devido à sua complexidade e grau de dificuldade.

Implantado pela Secretaria de Educação em parceria com a Planeta Educação, empresa especializada no desenvolvimento e implantação de projetos educacionais, o programa tem por objetivo desmistificar o ensino da disciplina, e provar que é possível realizar uma aprendizagem significativa que prioriza o raciocínio lógico – por meio de jogos e brincadeiras -, e não apenas a memorização de operações e fórmulas.

O programa, que teve seu pontapé inicial em abril de 2010 na Secretaria de Educação e foi apresentado aos gestores e professores da rede municipal de ensino no dia 28 do mesmo mês, foi recebido com muito entusiasmo e expectativa por todos.

“Quando participei da apresentação do Programa no Auditório da Secretaria da Educação, logo me encantei pelo projeto. Fiquei muito ansiosa para o início das atividades com os meus alunos”, afirma Valéria Alves dos Santos, professora da REMEFI “Prof. Augusto C. Ribeiro”, de Pindamonhangaba.

O programa está sendo aplicado nas escolas pelos mediadores da Planeta Educação que trabalham em parceria com os professores da rede, em aulas semanais, como forma de enriquecimento curricular. Mais de 5.200 alunos de 3º ano, 3ª  e 4ª séries estão sendo beneficiados.

Para que os resultados sejam ainda mais efetivos, 223 professores poderão participar da Formação de Educadores, que acontecerá de maio a novembro, com o objetivo de ampliar, aprofundar e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem desta disciplina. A formação está apoiada em estratégias diferenciadas, inovadoras e lúdicas para o domínio de habilidades matemáticas pelos alunos.

“Quero parabenizar o Prof. Ricardo, mediador em minha escola, que está fazendo um excelente trabalho com as crianças. Estamos ansiosos para as próximas aulas e também para o início do meu curso”, destaca a professora Valéria Alves.  

Por meio do novo método, os alunos aprenderão a disciplina em sala de aula com o apoio de atividades lúdicas e até mesmo utilizando situações reais do cotidiano. Um outro fator importante para o uso de jogos nas aulas de Matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos alunos que temem a disciplina e sentem-se incapacitados para aprendê-la.