Estão abertas até o dia 02 de julho as inscrições para a quinta edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, que valoriza e reconhece os melhores projetos educacionais desenvolvidos por professores brasileiros que utilizem tecnologia em processos de ensino e aprendizagem.
Para concorrer, basta acessar o site www.educadoresinovadores.com.br e seguir as instruções. Educadores de todo o Brasil podem se inscrever nas seguintes categorias:
1) Ensino Básico
Podem se inscrever duplas de educadores e gestores da rede pública de ensino, independentemente de sua área de atuação (ex. Português, Matemática, Física etc.), Secretarias Municipais ou Estaduais de Ensino, incluindo os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs ou NRTEs), escolas públicas (municipais, estaduais ou federais), instituições de ensino sem fins lucrativos (ONGs, Fundações etc.).
2) Ensino Técnico
Podem se inscrever individualmente educadores que lecionem disciplinas relacionadas à Tecnologia da Informação em escolas técnicas públicas.
Todos os projetos finalistas nas categorias de Ensino Básico estarão automaticamente concorrendo na categoria Educador Inovador, cuja votação para escolha dos finalistas contará novamente com o voto popular online.
Premiação
O Prêmio Educadores Inovadores conta com três etapas. Até o dia 19 de julho, doze projetos serão escolhidos e participarão da etapa nacional do Prêmio que será realizado em São Paulo no mês de agosto.
Aqueles que apresentarem os melhores trabalhos serão premiados com um Notebook contendo o sistema operacional Microsoft Windows e o pacote de aplicativos Office. Assim, poderão dar continuidade na criação de novas idéias, beneficiando cada vez mais pessoas e compartilhando o gosto e o conhecimento pela tecnologia educacional.
Após a etapa nacional, os responsáveis pelos projetos vencedores nas categorias destinadas à educação básica concorrerão com seus trabalhos no Fórum Regional da Microsoft, que será realizado em algum país da América Latina. Os classificados nessa etapa irão participar do Microsoft Worldwide Innovative Teachers Forum que, esse ano, será realizado na África do Sul.
Em 2009, o Fórum Mundial foi sediado pela primeira vez no Brasil, em Salvador (BA), e premiou dois educadores brasileiros: o professor Lucrécio Filho de Oliveira, de Formoso do Araguaia (TO) e o educador Alex Vieira dos Santos. Na etapa nacional da premiação foram recebidos mais de 700 trabalhos.
Para acompanhar as novidades do Prêmio, confira: www.educadoresinovadores.com.br
Mais informações no Blog: http://educadoresinovadores.spaces.live.com
Siga no Twitter: www.twitter.com/eduinova
Parcerias
A Microsoft desenvolve parcerias com diversas empresas brasileiras, como a Vitae Futurekids/ Planeta Educação, de São José dos Campos (SP), que faz parte do seleto grupo da Microsoft denominado "empresas do bem". Elas trabalham com programas de cidadania e inclusão social por meio da inclusão digital.
A Vitae Futurekids é certificada e habilitada como "Parceiro Técnico Educacional de Cidadania" e seus educadores já desenvolvem os programas "Aluno Monitor" e "Aprender em Parceria", da Microsoft, em ambientes informatizados de escolas públicas - principalmente em municípios paulistas. Eles auxiliam os professores a desenvolver projetos que envolvam o uso de tecnologias no ensino e, além disso, transmitem as habilidades adquiridas a alunos e monitores, garantindo assim a multiplicação do conhecimento nesta nova era digital.