Planeta Educação
NOTÍCIA
Alunos de Taboão da Serra são premiados na 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - 22/03/2010 11:19:33
Escola Rui Barbosa atribui conquistas à implantação de novo método de ensino da matemática

Muitos alunos têm pavor de matemática, mas em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, um projeto pioneiro denominado “Matemática Descomplicada” já começa a mudar a visão da disciplina. Desenvolvido pela empresa Planeta Educação, em parceria com a Secretaria de Educação de Taboão da Serra, o projeto foi decisivo na premiação do aluno Jonatas Victor Formes Silva, de 15 anos, que ganhou, pela Escola Municipal Rui Barbosa, medalha de bronze na 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática.

“Devo tudo isso aos meus professores e meus pais que sempre me incentivaram”, disse Jonatas, que além da EMEFEM Rui Barbosa, estudou na EMEF Heitor Villa Lobos. Como prêmio, o jovem, que sonha em ser cientista, receberá uma bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPQ, com vigência de um ano. Enquanto estiver estudando, ele terá uma ajuda de custo de R$100,00 mensais.

Além de Jonatas, outros quatro alunos da Escola Rui Barbosa foram premiados com menção honrosa: Rafael de Oliveira Rodrigues (7ª C), Vinicius Santos Mendes (6ª D), Larissa Muniz Medeiros de Almeida e Lucas Candido da Rosa (que estavam na 8ª série em 2009).

A Olimpíada é promovida pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

“O programa Matemática Descomplicada fez toda a diferença em 2009. Além de ser um diferencial para os alunos, contribuiu efetivamente para estas conquistas. Além da premiação, ajudou ainda a melhorar significativamente o índice de aprovação nas 5ªs séries, que subiu muito de 2009 para 2010. Isso mostra a eficácia do programa, quando há o comprometimento do professor em sala de aula. A empresa Planeta Educação está de parabéns”, afirma a professora Maria Elisa de Faria Souza Marcondes, coordenadora pedagógica da EMEFEM Rui Barbosa.

A coordenadora destacou a presença constante e estimulante nas atividades do mediador Edson Luis Lourenço Pereira, da Planeta Educação. “Ele atua com desenvoltura e pleno conhecimento das técnicas e estratégias do novo método, conduzindo os trabalhos de forma a envolver todas as crianças, tornando a aprendizagem da matemática uma atividade prazerosa e divertida.”

É um jeito novo de ensinar a Matemática, que prioriza o desenvolvimento do raciocínio lógico por meio de jogos e não a simples memorização de operações e fórmulas. Os alunos podem aprimorar os conhecimentos matemáticos através do lúdico. As atividades, que focam a contextualização e a linguagem matemática, são desenvolvidas pelos professores no decorrer das aulas, com o apoio dos mediadores da Planeta Educação. O método começou a ser implantado em Taboão da Serra , junto a alunos que cursam do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

“É através desse trabalho que diminuímos o terror com que a Matemática é encarada por muitos alunos. As atividades lúdicas são um aliado ao ensino, pois colocam os alunos diante de situações que os aproximam dos conteúdos da disciplina e promovem o desenvolvimento de estruturas cognitivas. O material usado vira ferramenta para ampliar a prática pedagógica do docente”, explica a professora de matemática Izabel Costa, do 5º ano.

“Muitos frutos já foram colhidos: a premiação dos alunos, a gradativa aceitação e apropriação dos professores com a maneira lúdica de se trabalhar a matemática; a empolgação e ânsia dos alunos ao terem essas aulas; ver o professor brigar para inserir a aula do programa. Tudo isso é muito gratificante para nós que realmente nos preocupamos com uma Educação de Qualidade”, conclui Adreiton Ferreira, coordenador do Programa Matemática Descomplicada em Taboão da Serra.