Cerca de 12 mil detentos participam nesta quarta-feira, 6, às 13h, do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009. As provas, a serem aplicadas em 336 unidades prisionais de 16 unidades da Federação, abrangem linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e redação. O encerramento está previsto para as 18h30.
Na terça-feira, 5, o primeiro dia do exame — provas de ciências da natureza e suas tecnologias e de ciências humanas e suas tecnologias — transcorreu normalmente. Houve apenas o registro de 181 detentos de 14 unidades prisionais do Rio Grande do Sul e de 27 da Fundação Casa, de São Paulo, que não puderam fazer as provas.
Em alguns casos, houve falta de examinadores e em outros, problemas na inscrição, feita em formulário de papel e não registrada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame. Os motivos estão sendo apurados.
O Inep assegura que não haverá prejuízo para os detentos impedidos de fazer as provas nem para a divulgação do resultado. Novo exame será marcado para a próxima semana.
Nesta quarta-feira, 6, as provas serão aplicadas no Distrito Federal e nos estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
Haverá provas também em duas cidades do Espírito Santo. No mês passado, os municípios de Brejetuba, com 165 inscritos, e Ibatiba, com 169, tiveram a aplicação do exame suspensa em decorrência das enchentes.
Assessoria de Comunicação Social
Fonte: MEC (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14873)