Uma boa opção para crianças, jovens e adultos aproveitarem o tempo - inclusive nestas férias escolares -, adquirindo conhecimentos valiosos, é navegar no Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br), criado pela Vitae Futurekids do Brasil, empresa especializada em projetos educacionais. Além de oferecer entretenimento inteligente e sadio, o objetivo do portal é também apresentar a alunos, professores, pais e diretores de colégios mais uma importante ferramenta de auxílio na melhoria da Educação no país.
Cerca de três milhões de pessoas acessaram o portal apenas em 2009. Mais da metade desses internautas foram do exterior - 1,8 milhão, de 140 países/territórios. Depois do Brasil, os acessos mais numerosos foram de Portugal, Estados Unidos, Angola e Argentina. No Brasil, São Paulo, Cubatão (SP), Rio de Janeiro e Belo Horizonte lideraram as consultas. E os números não param de crescer. "Trabalhamos com afinco, dedicação e amor pelo que fazemos. Acreditamos na Educação e, por isso, investimos nosso tempo, suor, disposição e conhecimento para que o Planeta fique cada dia mais rico, interessante, variado e inovador", afirma o professor e editor João Luís Almeida Machado.
O portal traz 23 colunas, entre elas a "Educação para o Pensar", fruto de parceria com o Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças. Em pauta, a filosofia, sua importância, a riqueza que dela advém e, principalmente, a sua capacidade de nos despertar para a vida.
Em outra seção, "De Olho na História", dezenas de artigos comentam os principais fatos e personalidades que marcaram a história mundial, com referências a Martin Luther King, a Ernesto Che Guevara, ao suicídio de Getúlio Vargas e à queda do Muro de Berlim, entre outros. Há também a coluna "Cinema na Educação", com centenas de comentários sobre filmes. E que tal aproveitar para "viajar" através dos livros? Esta é a proposta da seção "Planeta Literatura", que apresenta artigos com comentários e sugestões de leitura para todas as idades.
Os internautas encontram também as seções "Aprender com as diferenças", com artigos e depoimentos de colaboradores envolvidos com a inclusão social, como professores e pessoas com deficiência, "Ensino de Línguas", com artigos envolvendo aspectos sobre o aprendizado de um novo idioma, "Planeta Cultura", que nos coloca em contato com instituições culturais, e "Dicas de Navegação", com sugestões de sites especializados em educação, ciência, cultura e atualidades.
Além das colunas, os internautas têm acesso a blogs, entre eles o "Escolhendo a Pílula Vermelha" (www.escolhendoapilulavermelha.blogspot.com). "Nossos blogs são aliados importantes para que informações rápidas, pontuais e analíticas possam expandir o debate em torno da melhoria da Educação em nosso país", diz João Luís Almeida Machado.
Para os pequenos, uma das atrações é o site Planetinha (www.planetinha.com.br), recheado de jogos inteligentes e criativos. Direcionado a crianças do ensino infantil e fundamental, traz brincadeiras como triângulo matemático, genius e tangran, feitas para testar as habilidades de raciocínio e que vão fazer a alegria da criançada.