Entre os temas que foram abordados, estão a elaboração da ”agenda 21” da escola, bem como uma investigação sobre as condições das águas, e até a proposta de montar e usar uma mini-estação meteorológica, para compreender os fenômenos climáticos.
Os trabalhos de pesquisa e investigação foram conduzidos nos laboratórios de informática das escolas municipais, com o apoio de mediadores da Planeta Educação, empresa especializada em Informática Educacional que vem realizando diversos projetos nas escolas do município.
O Encontro Juvenil vai começar às 9h e será aberto pelo Secretário de Educação, Fabio de Oliveira Inácio, na presença de diretores e coordenadores pedagógicos das escolas participantes. Os alunos assistirão à palestra ministrada pela pesquisadora Luciana Monteiro, da UNIFESP, que vai enfatizar a importância desses trabalhos de investigação como um caminho de aprendizado de temas científicos, assim como a importância da ciência para o cuidado pessoal e do ambiente.
Alunos e professores também participarão de uma dinâmica de grupo em que vão avaliar o projeto, expor suas idéias e dar sugestões. À tarde, os alunos farão uma apresentação oral dos resultados obtidos durante o ano letivo sobre os temas investigados.