Planeta Educação
NOTÍCIA
Alunos e professores de Cubatão mostram projetos de educação ambiental - 26/11/2009 16:45:27
Será realizado nesta sexta-feira, 27/11, em Cubatão, o 1º Encontro Juvenil de Investigadores em Ciências. O evento é uma iniciativa do grupo Aprendendo Ciência com Tecnologia (ACT), da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo, em parceria com o Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio-ambiente (Cepema-USP) e conta com o apoio da Secretaria de Educação de Cubatão. 

O evento, que será realizado no Cepema-USP (Rodovia Cônego Rangoni km 270 - Cubatão), reunirá professores e cerca de 140 alunos do 5º ao 9º ano de sete escolas municipais de Cubatão e representa o fechamento do primeiro ciclo de atividades do projeto “Investigações Ambientais na Escola”. 

O projeto educativo faz parte de um estudo de compensação ambiental relacionado à implantação da usina termelétrica Euzébio Rocha, da Petrobrás, na cidade de Cubatão. A intenção é promover projetos investigativos e colaborativos com os alunos de escolas municipais, por meio de ferramentas digitais, que incentivam o debate e o pensamento critico sobre questões ambientais.

Entre os temas que foram abordados, estão a elaboração da ”agenda 21” da escola, bem como uma investigação sobre as condições das águas, e até a proposta de montar e usar uma mini-estação meteorológica, para compreender os fenômenos climáticos.

Os trabalhos de pesquisa e investigação foram conduzidos nos laboratórios de informática das escolas municipais, com o apoio de mediadores da Planeta Educação, empresa especializada em Informática Educacional que vem realizando diversos projetos nas escolas do município.

O Encontro Juvenil vai começar às 9h e será aberto pelo Secretário de Educação, Fabio de Oliveira Inácio, na presença de diretores e coordenadores pedagógicos das escolas participantes. Os alunos assistirão à palestra ministrada pela pesquisadora Luciana Monteiro, da UNIFESP, que vai enfatizar a importância desses trabalhos de investigação como um caminho de aprendizado de temas científicos, assim como a importância da ciência para o cuidado pessoal e do ambiente.

Alunos e professores também participarão de uma dinâmica de grupo em que vão avaliar o projeto, expor suas idéias e dar sugestões. À tarde, os alunos farão uma apresentação oral dos resultados obtidos durante o ano letivo sobre os temas investigados.