As crianças da rede pública de ensino do município de Caçapava, na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, terão aulas aos sábados até o dia 19 de dezembro. O esforço é para compensar o atraso na volta às aulas após as férias de julho, para evitar casos de contaminação pela gripe suína. Mas, para ganhar a simpatia das crianças e tornar as aulas mais atrativas, as escolas optaram por atividades lúdicas, com jogos, brincadeiras e até músicas.
“Os alunos esquecem que é sábado. Depois, acabam comentando com os amigos de outras escolas vizinhas o que foi dado e pedem aos seus professores que copiem as tarefas. Isso demonstra o quanto eles estão gostando das atividades”, diz Erica Pereira, coordenadora de inglês da Planeta Educação de Caçapava, empresa que desenvolve projetos pedagógicos nas escolas públicas da cidade. De acordo com a educadora, as aulas têm garantido a presença de até 80% dos alunos nas aulas de reposição.
Para as aulas de matemática, por exemplo, foi criado um “mercadinho” onde os alunos simulam compras e vendas, praticando diferentes e variados cálculos. Para as aulas de inglês, as atividades acontecem ao ar livre, aproveitando tudo que há em volta. No laboratório de Informática, cada micro tem um jogo pedagógico. “Em uma das escolas, algumas crianças estão aprendendo a criar brinquedos com material reciclável, dentro de um projeto Ecológico exclusivo para as aulas de reposição”, acrescenta Erica.