Festival de mergulho adaptado acontece dia 20 de setembro, às 8h, com patrocínio do Pólo Petroquímico do Grande ABC e apoio da HSA (Handcapped Scuba Association). Evento marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro). Neste domingo, dia 20, trinta deficientes farão, pela primeira vez no Grande ABC, turismo submarino na piscina, durante o ‘I Desafio Subaquático’. O batismo de mergulho começa às 8h, no Clube ADC Quattor, em Santo André, e marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro).
Os 30 participantes são alunos e ex-alunos do Núcleo de Apoio à Natação Adaptada de Santo André (Nanasa), mantido pela Prefeitura, com patrocínio da APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC). Com ajuda de especialistas em mergulho adaptado da HSA (Handcapped Scuba Association), programa mundial pioneiro na realização de atividades subaquáticas para pessoas com deficiências, além de instrutores na área de Educação Física, o grupo fará mergulhos, durante todo o evento (tem três horas de duração), em piscina semi-olímpica. Os 30 atletas especiais são pessoas com deficiência física, intelectual, visual e auditiva, todas com idade superior a 15 anos.
“O grupo já está preparado pelo Nanasa para freqüentar clubes, praias e espaços públicos com piscina, sendo assim o mergulho é mais uma opção de atividade aquática”, explica Ivan Teixeira Cardoso professor e coordenador do Programa de Educação Física Adaptada (Pefa), responsável pelo Nanasa. Preparação - Para aprender a usar os equipamentos de mergulho - luva de membrana, roupa especial, nadadeiras, cinto de lastro, colete equilibrador, cilindro e regulador -, no sábado, dia 19, que antecede o Desafio Subaquático, o grupo acompanhará um treinamento com aula teórica, sobre técnicas de mergulho, forma de utilização e informações gerais de cada equipamento e a história do turismo submarino no mundo. O objetivo da ação é aproximar a atividade da realidade das pessoas, como opção de lazer. “Muitos poderão descobrir a atividade e depois passar a freqüentar um curso de mergulho e até se tornar profissional”, assegura Lúcia Sodré, especialista em mergulho adaptado e diretora da HSA Brasil.
O ‘I Desafio Subaquático’ faz parte do Pefa, criado pela Prefeitura de Santo André com patrocínio da APOLO e apoio da Associação pela Cidadania da Pessoa com Deficiência (Acide), Faculdades Integradas de Santo André, ABC Plaza Shopping e Alcoa Alumínio. O programa conta com 240 alunos matriculados e desde a criação, em 2002, formou 661 pessoas, consideradas aptas a freqüentar espaços públicos, como praias e clubes.
"I Desafio Subaquático" - Data: domingo, 20 de setembro - das 8h às 12h / Local: Clube ADC Quattor - av. Presidente Costa e Silva, 1.173, Capuava, Santo André. Mais informações à imprensa: Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br, Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br, Camila Silva – camila@companhiadeimprensa.com.br.Telefones: (11) 4435 0000 – 7204-1921