Nas 88 páginas, se sucedem histórias de como as crianças, através da cultura e do aprendizado, sobrevivem à violência e buscam seus sonhos de conseguir uma vida melhor. Escrito por vários autores, os textos tiveram orientação da coordenadora pedagógica do CCCria, Jovelina Ceccon que também faz parte da equipe de projetos e apoio do CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular.
O CCCria é um lugar destinado a crianças que começaram a frequentar a escola e não têm onde ficar quando estão fora da sala de aula. O local dispõe de biblioteca, brinquedoteca, videoteca, e também de salas de informática, artes, música, expressão corporal e inglês. A sala de informática "Pequeno Cidadão Digital" e o espaço dedicado ao aprendizado de inglês, denominado como Projeto "Mostre a sua Língua", conta com a importante parceria da Vitae Futurekids – Planeta Educação, empresa especializada em projetos educacionais, responsável pela formação dos mediadores que realizam as atividades com as crianças e também pela montagem do laboratório.
O Projeto atende cerca de 300 crianças com atividades educacionais, culturais e de lazer, visando assegurar às crianças de 3 a 10 anos o direito à proteção contra violência urbana e de serem tratadas como cidadãs participantes e protagonistas do seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.
"Aqui a criança tem autonomia para escolher as atividades das quais quer participar. É um espaço privilegiado que no dia a dia tem valorizado a cultura, a arte e a educação, mantendo ocupadas as crianças da comunidade e oferecendo a elas a esperança de uma vida melhor", diz Elisete Baruel, Relações Institucionais da Vitae Futurekids.
O CCcria também conta com a parceira do CECIP, da Associação local CEACA Vila – Centro Comunitário Lídia dos Santos e da Fundação Bernard Van Leer.