O ProJovem Urbano desenvolvido em Florianópolis (SC) e que vem reintegrando muitos jovens a escola, apresenta uma forte ação de qualificação dos professores que atuam no programa.
A Formação Continuada dos Educadores tem como objetivo qualificar os professores do PJU, fazendo com que eles repensem sua prática pedagógica e possam ser o elo entre os objetivos do programa educacional e social e os projetos de vida dos jovens, favorecendo a reinserção deles na escola, bem como os ajudando na inclusão social, digital e também no mundo do trabalho.
As aulas dos professores ocorrem no Centro de Educação Continuada de Florianópolis (Rua Ferreira Lima, 82, Centro). O programa de formação é desenvolvido em Florianópolis pela Vitae Futurekids - Planeta Educação (empresa especializada na criação e gerenciamento de projetos educacionais), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O programa teve inicio em janeiro deste ano e vai até outubro de 2010. São 160 horas iniciais e 216 horas de formação contínua com 12 horas por mês -, com aulas quinzenais para os 14 professores que fazem parte do PJU.
"Como educadora, tem sido uma oportunidade única e muito satisfatória participar da Formação dos Educadores que atuam no PJU de Florianópolis em conjunto com a empresa Vitae-Planeta Educação. Em nossos encontros temos realizado muitos debates, reflexões e recebido esclarecimentos, orientações e contribuições importantes sobre metodologia, material pedagógico e o Planejamento do PJU". Nossa formadora permanente e os especialistas que ela trás para trabalhar conosco são bastante capacitados", conta Ednéia Martins, educadora do PJU de Florianópolis.
O professor do ProJovem Urbano está sendo preparado ainda para atuar como orientador de turma, oferecendo aulas diferentes e criativas, que reposicionam os jovens, diante de sua realidade. Para isso, esses professores precisam fazer uma integração interdisciplinar que proporcione ampla compreensão das divisões do projeto, desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania para esses jovens.
A professora Mariléia Sauer, do PJU de Florianópolis, enumera outros pontos positivos do projeto: "O processo de formação possibilitou uma riqueza de sugestões de textos, dinâmicas, atividades. Propiciou também espaço para debate sobre a prática pedagógica dos educandos que formam o grupo. Sendo assim, a abordagem da formação conseguiu instigar o ‘eu’ enquanto educadora, refletir, repensar, analisar minha prática pedagógica".
A pedagoga Maria Christina Simões, da Vitae Futurekids - Planeta Educação, especialista responsável pela "Formação Continuada de Educadores" em Florianópolis, afirma que o trabalho com o ProJovem é inovador. “No processo de Formação dos Educadores nos responsabilizamos por desenvolver uma proposta reflexiva aproximando a teoria da prática. É necessário que eles sejam “formados” para atuar no ProJovem, cujo ensino não é a mera transmissão de conteúdos ou depósito de informações. Os jovens devem aprender muito mais na interação com os educadores e colegas, construir suas habilidades e competências para responder aos desafios da sociedade. Assim, o educador necessita construir uma identidade nova no processo de formação, passando a ser ora perito, ora pensador e ora cidadão, dominando conhecimentos específicos, e principalmente repensando sua prática de forma crítica, interagindo de forma consciente na comunidade em que atua, juntamente com os jovens.”
O ProJovem Urbano em Florianópolis - braço do ProJovem Integrado, programa de inclusão social desenvolvido e coordenado pelo Governo Federal -, conta com 400 jovens de 18 a 29 anos matriculados este ano. Eles terão 18 meses de aulas ininterruptas (de abril de 2009 até outubro de 2010).
“Fiquei grávida aos 17 anos! Então tive que parar com os estudos e fiquei dez anos sem estudar. Hoje, graças a Deus e ao Projovem, estou recuperando o tempo perdido, voltei a estudar aproveito todas as oportunidades boas", afirma Cristiane da Silveira, aluna do PJU de Florianópolis.
"Nossos governantes devem olhar com carinho e fazer novas leis que promovam oportunidades para todos os jovens, como o programa Projovem, que faz com que o jovem tenha acesso aos seus sonhos e a um país mais justo", conclui Adriano Rateke, também aluno do PJU de Florianópolis.
Sobre a Formação Continuada de Educadores
A Vitae Futurekids – Planeta Educação selecionada e credenciada para atuar como Instituição Formadora de Educadores para implementação do Programa - disponibiliza profissionais especializados e habilitados por processo de Formação permanente e sistemático, promovido e acompanhado pela Fundação Darcy Ribeiro - FUNDAR -, em parceria com a Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ -, de acordo com as diretrizes gerais da Coordenação Nacional do ProJovem Urbano e segundo o Convênio firmado com a Secretaria Nacional da Juventude.