Com a expectativa de abrir 8,4 mil vagas em cursos técnicos profissionalizantes, sete unidades de ensino serão oficialmente entregues nesta quinta-feira, 20, às 11h, à população do Rio Grande do Norte pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Caicó, Apodi, Macau, João Câmara, Pau dos Ferros, Santa Cruz e Ipanguaçu são os municípios contemplados.
Acompanhado do ministro da Educação, Fernando Haddad, Lula estará em Ipanguaçu, onde o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte atende 679 alunos de cursos técnicos de níveis médio e superior. A cerimônia de inauguração das escolas será transmitida ao vivo para todo o Brasil pela TV NBR e pela TV MEC.
Os campi de Apodi, Caicó, Macau, João Câmara, Pau dos Ferros e Santa Cruz começam a funcionar em setembro. Em cada um, o investimento é superior a R$ 5 milhões. Quando estiver em pleno funcionamento, cada escola atenderá 1,2 mil estudantes. Juntas, as sete unidades vão gerar 8,4 mil vagas. O estado tinha cinco instituições de educação profissional em 2002.
A implantação dos campi potiguares faz parte do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Com investimentos de R$ 1,1 bilhão, estarão em funcionamento 214 campi de institutos federais até o fim do próximo ano. Desses, 82 já foram entregues. Só este ano, foram inauguradas 13 escolas.
Os campi — À exceção de Ipanguaçu, todos começam a funcionar em 8 de setembro e terão, como opção — menos o de Caicó —, a oferta de cursos de licenciatura:
Ipanguaçu — Já atende 679 estudantes dos cursos técnicos de nível médio em agroecologia e de três modalidades diferentes de informática. A unidade também oferece o curso de licenciatura em química. Já foram contratados, por concurso público, 40 professores e 48 técnicos administrativos.
Apodi — Receberá, inicialmente, 390 estudantes, que ingressarão nos cursos técnicos de nível médio em biocombustíveis e zootecnia. Também oferecerá licenciatura em química.
Caicó — Receberá, inicialmente, 400 estudantes, que ingressarão nos cursos técnicos de nível médio em eletrotécnica e informática.
Macau — Receberá, inicialmente, 350 estudantes, que ingressarão nos cursos técnicos de nível médio em química e recursos pesqueiros. Os estudantes também poderão cursar licenciatura em ciências biológicas.
João Câmara — Receberá, inicialmente, 350 estudantes, que ingressarão nos cursos técnicos de nível médio em cooperativismo e informática. Oferecerá, também, licenciatura em física.
Pau dos Ferros — Receberá, inicialmente, 350 estudantes, que ingressarão nos cursos técnicos de nível médio em alimentos e informática. Os estudantes também poderão cursar licenciatura em química.
Santa Cruz — Receberá, inicialmente, 350 estudantes, que ingressarão nos cursos técnicos de nível médio em informática, refrigeração e climatização. A outra opção é a licenciatura em física.
Assessoria de Imprensa da Setec
Fonte: MEC (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14155)