NOTÍCIA
Lorena adota projeto educacional inovador - 15/07/2009 15:56:25
Com a implantação da Aprendizagem Sistêmica, professores desenvolvem a inteligência emocional de seus alunos por meio de trabalhos em equipe
A Secretaria de Educação de Lorena está implantando em dez escolas da rede municipal um projeto pioneiro, denominado Aprendizagem Sistêmica. O objetivo é potencializar o ensino nas diversas disciplinas e ao mesmo tempo transformar a escola num espaço cooperativo, de troca de ideias e de conhecimentos, desenvolvendo nos alunos habilidades sociais e de relacionamento.
Desde abril deste ano, 93 professores municipais de Lorena já utilizam desta abordagem para promover pesquisas e trabalhos junto a 1.900 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Reunidos em grupos de quatro dentro de sala de aula, os alunos são estimulados a interagirem entre si em torno do tema estudado. É uma nova abordagem de ensino que pode ser utilizada em todas as disciplinas e com qualquer conteúdo.
"Estou gostando muito, as estruturas são bem significativas, sendo um instrumento a mais na sala de aula", afirma Dulcinéia Aparecida Vetorino, professora do ensino fundamental I da EMEIEF Aparecida Guedes.
Para orientar os professores na adoção do método, a empresa Planeta Educação, que atua em Lorena em diversos projetos educacionais, está promovendo cursos de formação até dezembro. Esses encontros, quinzenais, preparam os educadores para organizarem suas aulas de acordo com os princípios da Aprendizagem Sistêmica.
Os professores estão, aos poucos, utilizando as estruturas da Aprendizagem Sistêmica durante suas aulas e, a partir do segundo semestre, terão o apoio de um consultor pedagógico da Planeta Educação dentro da sala de aula.
"O projeto surgiu da necessidade de desenvolver nos alunos habilidades socioemocionais. Atualmente, observamos um cenário educacional onde os alunos não são preparados emocionalmente para interagirem de forma saudável na sociedade moderna. Devido a mudanças na sociedade, inclusive na família brasileira, os alunos de hoje têm um perfil diferente daquele de gerações passadas. Por isso, a escola precisa acompanhar esse novo tempo, adotando formas criativas de ensinar, tornando o aprendizado interessante para as novas gerações", explica Aline Tosini, Coordenadora de Metodologias Educacionais da Planeta Educação.
Os professores relatam que problemas de disciplina são drasticamente reduzidos com uma aula cuidadosa e cooperativa, que estimula o convívio social. "A autoestima em equipe é ótima. Precisamos desta formação para desenvolver as atividades em sala de aula", destaca Maria de Lourdes Ferreira, gestora da EMEIEF Luiza Chagas.
"Para trabalhar juntos, os alunos precisam desenvolver inúmeras habilidades, incluindo: ouvir cuidadosamente, esperar pacientemente, dar oportunidade para todos participarem, entrar em consenso, resolver conflitos, pedir e oferecer ajuda. Sabemos que há muitas habilidades que não podem ser desenvolvidas através do trabalho individual. Acreditamos que o currículo de habilidades sociais é tão importante quanto o conteúdo, talvez até mais", conclui Aline Tosini.