"Através de nossa coluna queremos despertar os professores e internautas em geral para belíssimas produções em curtas-metragens, que trazem várias possibilidades de enriquecimento cultural. O projeto é fruto da parceria com o site Porta-Curtas Petrobras, que realiza um valioso trabalho disponibilizando, através da web, vídeos de curtas-metragens brasileiras de grande qualidade (e com um acervo bastante amplo)", explica o professor João Luís de Almeida Machado, doutor em Educação e editor do portal Planeta Educação.
Desde que foi criada, em outubro passado, mais de 40 mil internautas já acessaram a coluna. Nela, o professor João Luís analisa os curtas-metragens, produz uma resenha crítica e elucidativa de cada um e mostra como eles podem servir como material de debate nas escolas. Entre os curtas indicados, estão alguns clássicos, como Barbosa, Ilha das Flores e Aquarela. O mais recente é "Clandestina Felicidade", que tem como protagonista a escritora Clarice Lispector em sua infância.
A empresa Planeta Educação, que atua em escolas públicas de vários municípios brasileiros, em parceria com as Secretarias de Educação, já desenvolve o projeto "Cinema na Escola" em cidades como Bertioga e Cubatão, na Baixada Santista (SP).
"Não só os longas, mas também os curtas-metragens podem e devem ser utilizados pelos professores para ampliar o conhecimento de seus alunos", conclui João Luís de Almeida Machado.