A academia tem suas próprias regras, norteadas e regulamentas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT, que molda e enquadra em um esquema rigoroso a produção de textos científicos aqui no Brasil. Muitas quando acabadas, são encaminhadas para a publicação em editoras comerciais e quase sempre são rejeitadas. Seus autores, conscientes que produziram um trabalho de alto nível intelectual, com ideias revolucionárias, não se conformam com tais rejeições. Mas há várias entrelinhas que eles não conhecem sobre o mercado editorial. O livro é sim um bem cultural, mas também precisamos passar a vê-lo como um produto, pois haverá um investimento tanto em sua confecção, quanto em sua divulgação. Alguém irá investir capital na obra e, como regra do mundo capitalista, aspirará ter há retorno financeiro e lucrativo. Que fique bem claro que aqui estaremos abordando o livro como um PRODUTO CULTURAL. E com isto, refletindo algumas questões que envolvem o livro, como funcionam as editoras e como raciocinam os seus editores. O que vamos expor neste curso é muito sucinto em relação aos muitos cursos, leituras e dos 25 anos de nossa convivência com o mercado editorial com muitos trabalhos publicados.
Para mais informações sobre o curso, acesse os link: http://aconstrucaodelivros.blogspot.com/
Emilio Figueira
Psicólogo - Pós-graduado em Educação Inclusiva
Aluno do curso de Formação em Psicanálise Clínica da AIPC
Site: www.emililofigueira.com
Blog: http://blog.emiliofigueira.com