Representantes do Ministério da Educação (MEC) estarão em Curitiba nesta segunda-feira (4) para discutir com secretários de educação como melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O objetivo é reunir os secretários das cidades que registraram os mais baixos índices no sistema, que foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino.
De acordo com a coordenadora-geral de articulação transversal da Secretaria de Educação Básica (SEB), Clélia Mara dos Santos, o MEC discutirá com os gestores educacionais questões como o planejamento e a gestão financeira; formação de professores; alfabetização de jovens e adultos, e avaliação e acompanhamento escolar. O evento será feito em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
A Prova Brasil, que neste ano será aplicada em outubro, será um dos temas das palestras. Segundo a coordenadora-geral de ensino fundamental, Edna Martins Borges, a avaliação é importante porque possibilita aos gestores educacionais verificar o desempenho de seus alunos em português e matemática. “A partir do resultado da Prova Brasil, o gestor pode elaborar estratégias educacionais para melhorar a aprendizagem”, explica.
A partir do resultado da Prova Brasil, em conjunto com as taxas de aprovação e reprovação, calcula-se o Ideb das redes de ensino. A novidade deste ano é a participação de escolas rurais de ensino fundamental com mais de 20 alunos.
Na reunião, os dirigentes municipais também receberão informações sobre ações como o Plano de Ações Articuladas (PAR), o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola), o Brasil Alfabetizado e o Educacenso.
A reunião será realizada no Teatro Positivo, na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, no bairro Campo Comprido.
Fonte: Nota 10