Espaço criado por sugestão de internautas inicia debates na sexta-feira, dia 17, a partir das 9 horas (horário de Brasília)
Na sexta-feira, 17 de abril, às 9h (horário de Brasília), começam os debates sobre aids e deficiência com uma nova sala de discussão no Prevenção na Rede: Fórum Virtual sobre DST/Aids. No Brasil, segundo o IBGE, 14,5% da população têm algum tipo de deficiência. A dificuldade do acesso às informações e aos serviços, além do estigma e da discriminação já associados à condição, torna essas pessoas vulneráveis à infecção ao HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Outra faceta do tema é que a própria doença, as infecções oportunistas associadas a ela e seu tratamento podem também trazer sequelas, como a perda de visão, audição, diminuição de força e até paralisia. A ocorrência está relacionada ao diagnóstico precoce tanto do HIV como das infecções oportunistas e ao acesso ao tratamento antirretroviral.
Ações concretas – Os materiais educativos não atendem, em sua maioria, a cegos, não possuem legenda ou imagens em libras, nem tampouco cadeirantes têm visibilidade nas peças informativas. O moderador responsável pela sala – criada por sugestão dos participantes do fórum – irá estimular os internautas a apresentarem sugestões de como incluir as pessoas com deficiência em tais ações.
Você acredita que a sociedade está preparada para enfrentar a associação das duas condições? O Estado tem conhecimento de como abordar da melhor forma essas pessoas? Será preciso repensar a acessibilidade dos serviços de aids para as pessoas com deficiência?
Divida suas experiências nesse campo de atuação com pessoas de todo o país.
Dulce Ferraz
Programa Nacional de DST e Aids
SVS/Ministério da Saúde
* Av. W3 Norte, SEPN 511, Bloco C, 2o Andar
CEP 70.750-543 - Brasília - DF
+.55.61.3448.8015