Os 150 mil notebooks portáteis do programa Um Computador por Aluno (UCA), do Ministério da Educação (MEC), deverão chegar às escolas ainda este ano. O programa estava emperrado desde 2007. No fim do ano passado o MEC concluiu o pregão para comprar os equipamentos, mas um pedido de vista do Tribunal de Contas da União (TCU) atrasou a fase de testes. O objetivo era analisar supostas irregularidades no pregão eletrônico realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Agora o TCU autorizou a continuação do processo para a escolha dos equipamentos. O pregão do dia 17 de dezembro teve a empresa Comsat como vencedora, com o portátil Mobilis. A representante da companhia indiana Encore venceu com a oferta de 150 mil computadores por R$ 82,55 milhões, ou R$ 553 por unidade. Esse valor inclui entrega nas escolas, imposto, garantia, manutenção e configuração.
O programa Um Computador por Aluno prevê a distribuição dos equipamentos em 300 escolas, espalhadas por 278 municípios. Atualmente, o projeto está sendo testado em cinco escolas nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de São Paulo e do Tocantins, além do Distrito Federal. (Nota 10)