Como o Cinema pode, em realidade e magia, penetrar o universo educacional da sala de aula? Professores e estudantes da rede municipal de Bertioga, na Baixada Santista, já sabem a resposta. Muitos participam pelo segundo ano consecutivo do projeto "Cinema na Escola", uma iniciativa da Secretaria de Educação em parceria com a empresa Planeta Educação.
Através do projeto "Cinema na Escola", os professores promovem a exibição de filmes em sala de aula e, de maneira didática, exploram os temas apresentados, incentivando o debate entre os estudantes. O objetivo é fomentar análises inteligentes sobre os mais variados assuntos - muitos relacionados com temas trabalhados em sala de aula -, contribuindo para a melhoria da formação acadêmica.
"O Cinema seduz com a beleza de suas imagens, das luzes que iluminam as sequências projetadas na tela. Comunica ideias, gera debates acalorados, motiva mudança de opiniões, promove o surgimento de novos sentimentos e sensações em relação aos outros e ao mundo em que vivemos. E com todo esse poder de sedução, comunicação, beleza, arte, entretenimento e graça, o Cinema também pode educar, ajudar na aprendizagem, promover um ensino mais interessante e lúdico, enriquecer alunos e mestres com novas visões de mundo", acredita o professor João Luís Almeida Machado, editor do Portal Planeta Educação.
É o próprio Machado, doutor em Educação, quem está à frente das Oficinas que acontecem periodicamente em Bertioga, voltadas à capacitação dos professores da rede municipal. Durante os encontros, eles são informados sobre o projeto, conhecem alguns dos melhores filmes para exibição e ainda recebem dicas de como estimular os alunos a debater os assuntos tratados. A próxima Oficina acontece nos dias 13 e 17 de abril para os professores recém-contratados. Em junho, nos dias 02 e 06 com conteúdos mais avançados para os professores que já participaram do projeto no ano passado.
"Este ano vamos trabalhar muito com curtas-metragens, aproveitando a nossa parceria com o projeto Porta Curtas Petrobras. Entre os curtas que serão exibidos para crianças da educação infantil e fundamental estão "Aquarela" e "A Casa", baseados nas músicas de Toquinho, além de curtas que remetem ao nosso folclore, como "O Lobisomem e o Coronel". Para os estudantes maiores, da EJA, selecionamos vários curtas que retratam a cultura de nosso povo, como "Barbosa", "Negócio Fechado", "Ilha das Flores" e "Cartas da Mãe", este último baseado nas cartas do cartunista Henfil à sua mãe", conta João Luís Machado.
Há também um blog de apoio às atividades do Cinema na Escola em Bertioga. Através do endereço: www.planetaeducacao.com.br/blogs/index.aspx, os educadores podem trocar ideias, assistir vídeos e fazer as atividades semanais de reforço, necessárias para que possam receber seus certificados de conclusão nas Oficinas.
O Cinema na Escola está inserido em um projeto maior para modernizar a Educação em Bertioga, com a inclusão da Informática e do uso de novas tecnologias nas escolas de ensino fundamental. Recursos multimídia de última geração já equipam os Laboratórios de Informática de 28 escolas públicas, graças à parceria firmada em 2007 pela Prefeitura - articulada pela Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural -, com a empresa Planeta Educação, especializada em projetos educacionais. Nos laboratórios, alunos e professores têm à disposição equipamentos de última geração, além de modernos softwares educacionais.