Planeta Educação
NOTÍCIA
Prefeita quer acabar com a aprovação automática na Rede Municipal de Ensino - 03/02/2009 07:37:56

Fim da progressão continuada na rede municipal da Educação de Ribeirão Preto. É isso que deseja a prefeita Dárcy Vera. Com essa finalidade ela repassou às mãos da secretária da Educação, Débora Vendramini, um anteprojeto, que prevê o fim da aprovação automática nas escolas municipais, a começar pela quarta série do ensino fundamental.

O próximo passo será o envio do documento ao Conselho Municipal de Educação, que irá analisar o pedido de mudança no ensino. Nos últimos dias, a prefeita consultou muitos pais e autoridades do setor sobre sua intenção de interromper essa aprovação, que ocorre a partir da terceira série em diante.

O motivo de suspensão do procedimento de Progressão Continuada somente a partir da 3ª série, tem como objetivo preservar o período de alfabetização inicial, que merece cuidado, pois cada criança tem nesta fase, ritmo próprio de aprendizado que precisa ser respeitado.

Segundo a prefeita Dárcy Vera a implantação de medidas pedagógicas de sucesso que assegurem a qualidade dos processos de ensino é uma de suas prioridades na área da educação. “Esse assunto sempre me preocupou. Não posso ser prefeita de Ribeirão Preto presenciando uma situação dessa, alunos passando de ano sem qualquer condição de ingressar na série seguinte. Minha iniciativa visa melhorar o ensino em nossa cidade. Temos profissionais qualificados na educação e esse conhecimento ao ser difundido, precisa ser respeitado. A valorização dos professores do ensino é nossa meta”, declarou a prefeita.

O anteprojeto é consenso entre pais e professores da rede municipal. Se aprovado, os alunos com dificuldades de aprendizado receberão reforços por meio de um intensivo escolar. (Ribeirão Preto Online)