A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), de Guarapuava, já estruturou a equipe de trabalho que irá organizar a 5.ª Conferência Nacional de Mídia Cidadã (Mídia Cidadã 2009), de 8 a 10 de outubro de 2009, nas dependências do campus Santa Cruz, em parceria com a Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. O evento será coordenado pela professora Ariane Carla Pereira, do Departamento de Comunicação Social (Decs) da Unicentro.
Cinco subdivisões de trabalho foram montadas e a primeira a entrar em operação, ainda este ano, é a de divulgação da Conferência. Antes do término de dezembro, o hot site www.unicentro.br/midiacidada2009 estará no ar. O e-mail midiacidada2009@unicentro.br já está ativado. No âmbito da Cátedra, a coordenação está com os professores José Marques de Melo, Maria Cristina Gobbi e Cicília Peruzzo.
Durante os três dias em Guarapuava (cidade-sede do Intercom Sul 2008), palestras, mesas-redondas, feira, comunicações científicas, atrações culturais e atos de confraternização serão realizados. Diferentemente de outros encontros técnicos, as comunicações orais deverão ter duração média de 30 minutos (o normal é 15), como forma de aprofundar debates sobre o tema de cada apresentação. “Deveremos ter ainda a publicação de um livro com os artigos mais representativos, além do CD de anais, que conterá todos os textos completos submetidos à Conferência”, adianta a professora Ariane, que esteve no evento deste ano (na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, em outubro passado) apresentando a candidatura da Unicentro.
Além das atividades indicadas para os três dias, a sessão plenária de encerramento deverá resultar na fundação da Rede Nacional Pró-Mídia Cidadã (nome provisório), com eleição da primeira diretoria. Representantes de pelo menos 100 empresas, ONGs, institutos, fundações, poder público e sociedade, de vários estados brasileiros, deverão estar em Guarapuava, além de centenas de estudantes de graduação e pós-graduação. “A realização da Conferência aqui é a continuidade de um processo iniciado em 2006 que almeja uma permanente da Unicentro para o avanço das Ciências da Comunicação no País”, pondera o professor Márcio Fernandes, da comissão organizadora do Mídia Cidadã 2009, lembrando que, neste ano, além do Intercom Sul, a Universidade lançou a coleção de livros Conversas Contemporâneas em Comunicação (3C), cujo primeiro volume está sendo distribuído para todo território nacional, dentre outras ações. (Nota 10)