Planeta Educação
NOTÍCIA
Brasil é campeão da XIII Olimpíada Ibero-Americana de Física - 08/10/2008 13:41:57

A equipe brasileira foi a grande campeã da XIII Olimpíada Ibero-Americana de Física, que se realizou na cidade de Morélia, no México, de 28 de setembro a 3 de outubro. Além de ganhar três medalhas de ouro e uma de prata, a equipe obteve a melhor nota nas provas experimental e teórica e a primeira posição na classificação geral. É a primeira vez que o Brasil ganha três medalhas de ouro. Este ano a Olimpíada Ibero-Americana contou com a participação de 68 estudantes do ensino médio de 19 países.

Os contemplados com medalha de ouro foram os cearenses George Gondim Ribeiro e Mariana Quezado Costa Lima e o paulista Leonardo Mendes Valerio Almeida. Já a prata ficou com Deric de Albuquerque Simão, outro cearense. Mariana foi a primeira mulher que ganhou uma medalha de ouro e a maior nota geral em todas as 13 edições do evento. George, por sua vez, se destacou na prova experimental. Os cearenses residem em Fortaleza e o paulista Leonardo mora em Santos.

Segundo o professor Carlito Lariucci, do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás, que acompanhou os alunos na competição, esse resultado é fruto do trabalho que a Sociedade Brasileira de Física (SBF) vem realizando por meio da Olimpíada Brasileira de Física (OBF). Neste evento, que ocorre anualmente em todo o país, são selecionados os alunos que representam o País nas competições internacionais de Física. Os quatro estudantes que participaram da XIII Olimpíada Ibero-Americana de Física foram selecionados na OBF de 2006.

A OBF, que está em sua 10.ª edição, teve este ano uma participação recorde de 619.141 estudantes do último ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio, de 4.529 escolas de todo o país. (Nota 10)