O cartunista Ricardo Ferraz estará expondo seus desenhos em Brasília, de 4 de setembro a 12 de outubro, no espaço cultural da “Escola Superior do Ministério Público da União”, evento que comemora os dez anos da instituição e os vinte anos da Constituição brasileira. A mostra coletiva, intitulada “Todos Somos Um”, é organizada pelo Museu FAAP, de São Paulo, capital, e reúne 23 artistas profissionais do país, entre eles o artista plástico Siron Franco.
Outra exposição com os trabalhos de Ferraz, será em São Paulo, entre os dias 10 e 16 de setembro, durante a realização de um congresso internacional de países de língua portuguesa. Para o cartunista cachoeirense – reconhecido nacional e internacionalmente pelos seus cartuns temáticos e as vinhetas animadas da Rede Globo – o evento se reveste de grande importância porque “hoje estou colhendo frutos, resultado de longos anos de estrada”, enfatiza. Para ele, “o mais importante não é ser conhecido, mas reconhecido”.
O reconhecimento pelo seu trabalho ganhou visibilidade na sua própria terra, Cachoeiro de Itapemirim, “desmistificando o provérbio de que ‘Santo de casa faz milagres’”, disse.
Entre tantos títulos recebidos em Cachoeiro, inclusive a “Comenda Rubem Braga” maior honraria concedida pelo Município, Ricardo Ferraz foi eleito pela Academia Cachoeirense de Letras, conquistando uma cadeira como novo imortal, e tomará posse no dia 5 de setembro às 20 horas no salão nobre da escola CIAC “Raimundo Andrade”, no centro da cidade.
Outra homenagem recebida, foi da Escola Municipal Geni Guardia, do bairro São Geraldo, que inaugurou no dia 15 de julho a sua biblioteca, que leva o nome do cartunista. Assim Cachoeiro está resgatando sua cultura bairrista, e valorizando os filhos da terra.