Um número cada vez maior de alunos, de diversos municípios paulistas, conta com recursos multimídia no ensino e aprendizado
Milhões de estudantes do país estão voltando às aulas nesta semana, depois das férias de meio de ano. Para muitos, voltar à escola significa voltar ao mundo da tecnologia, ao acesso à Internet. No Estado de São Paulo, alunos de diversos municípios contam com o que há de mais moderno no processo de ensino e aprendizagem.
Recursos multimídia de última geração, por exemplo, equipam os Laboratórios de Informática implantados pela Vitae Futurekids e Planeta Educação nas escolas públicas, graças a parcerias firmadas com prefeituras como Taboão da Serra (Grande SP), Caçapava, Guaratinguetá e Lorena (Vale do Paraíba), Bauru, Bertioga, São Manuel, Lençóis Paulistas, Avaré e Cubatão.
Os profissionais da Vitae Futurekids e Planeta Educação atuam nesses laboratórios orientando os professores quanto ao melhor uso dos equipamentos. Para as crianças e jovens, as aulas diante do computador se tornam mais atraentes e ganham uma dinâmica diferenciada.
Professores de várias disciplinas desenvolvem atividades utilizando modernos softwares educacionais, com temas que complementam os conteúdos da sala de aula. A empresa também possui como diferencial, recursos apropriados para facilitar o aprendizado dos alunos com deficiência.
Em Lorena, o projeto "Novos Tempos" envolve sete mil alunos. E mesmo nas pequenas escolas rurais os estudantes têm acesso às novas tecnologias, através de laboratórios móveis. O projeto é pioneiro no país.
Um veículo utilitário transporta todo o material necessário: computadores, microfones, impressora, scanner, gravador de CD-ROM, cabeamentos para interligar os computadores em rede e softwares. Nas escolas, muitas situadas em locais de difícil acesso, os equipamentos são instalados pela manhã e desmontados no final da tarde.
Professores e estudantes elogiam o projeto: "É uma experiência maravilhosa! Os alunos fazem várias indagações. É gratificante sentir e ver no olhar das crianças a felicidade de se ter acesso a uma “coisa” que para eles era de difícil contato devido à carência social de cada um", diz a professora Andresa Prado, da escola municipal Maria Alice Vilela, situada a 16 quilômetros da zona urbana de Lorena.
“O computador deve ser um recurso pedagógico à disposição da construção do conhecimento em todas as áreas do conhecimento, tanto para alunos quanto para educadores.
Como todo recurso pedagógico, deve ser assimilado à prática educativa. É de extrema importância que o computador e os softwares sejam vivenciados em contextos educacionais provocativos e inovadores”, diz Mari Machado Borota, Consultora Pedagógica em Informática Educacional.
Em Taboão da Serra, além dos Laboratórios de Informática e cursos gratuitos de Informática e Inglês para os moradores da cidade, a empresa já implantou nas escolas vários outros projetos ligados à Educação.
Na escola Monteiro Lobato – Centro de Integração e Apoio ao Deficiente Visual e Auditivo (CIADEVA), por exemplo, o projeto inova no ensino de inglês e informática a deficientes visuais e auditivos, graças à ajuda de equipamentos em Braille e modernos softwares. As aulas são ministradas pela professora Kátia Cilene do Planeta Educação.
“As aulas se tornam bem dinâmicas com a utilização de diversos áudios, com o uso do computador, do software e de materiais concretos para que os alunos deficientes visuais toquem e identifiquem o que está sendo ensinado na Língua Inglesa.
Com os deficientes auditivos, nos comunicamos através de Libras, utilizamos diversas imagens e figuras através do computador e da Internet e visitamos vários sites específicos para este público”, completa a professora.