Planeta Educação
NOTÍCIA
Em Bauru, os alunos da rede municipal contam com tecnologia multimídia no auxílio do ensino e aprendizado - 13/08/2008 14:11:55

Volta às aulas

Depois das férias, milhões de estudantes do país estão voltando às aulas. Em Bauru, o retorno à escola é uma alegria para muitos estudantes que não têm computador em casa e já se acostumaram a navegar na Internet, seja para brincar através de jogos, pesquisar e ampliar seu conhecimento. 

A volta à escola em Bauru garante ao aluno acesso facilitado ao que há de mais moderno no mundo da tecnologia. Mais de 9.000 estudantes da rede municipal contam com recursos multimídia nos Ambientes de Aprendizagem denominados Pólos de Informática, implantados em quinze escolas públicas, graças à parceria firmada pela Prefeitura de Bauru e Secretaria de Educação com a empresa Planeta Educação, especializada em projetos educacionais.

Nos laboratórios, alunos e professores têm à disposição computadores - com acesso à Internet -, impressoras, scanners, gravadores de CD e câmeras digitais. Os professores contam ainda com profissionais do Planeta Educação para orientá-los a obter o máximo dos equipamentos, inclusive com o uso de softwares educacionais, tornando as aulas diante do computador mais atraentes e dinâmicas para crianças, jovens e adultos.

A diversidade de ferramentas nos Laboratórios de Informática já motivou grande parte dos professores a buscarem novas estratégias de ensino. Somente neste primeiro semestre do ano, foram desenvolvidos 250 projetos inovadores, que tornaram o aprendizado dos alunos muito mais estimulante.

Na EMEF Lourdes de Oliveira Colnaghi, por exemplo, os alunos da 3ª série A interagiram com a obra de Monteiro Lobato. Utilizando o Power Point, criaram slides com a biografia do escritor e dos famosos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo. Já na EMEF Alzira Cardoso, alunos das 1ª séries “A” e “D” criaram o livro “Sopa de Letrinhas” - uma idéia da professora Sílvia para melhorar a leitura e a escrita.

Na EMEF José Romão, uma outra iniciativa de sucesso. Alunos da 3ª série tiveram aulas no computador sobre a importância dos sites de busca, e aprenderam a associar os conteúdos trabalhados em sala de aula com o material pesquisado virtualmente. Aprofundando o aprendizado sobre o Universo e o Sistema Solar, ao final eles confeccionaram um livro sobre o assunto.

"As redes digitais têm se prestado a ser uma dimensão nova em que os Sistemas Educacionais precisam mergulhar, para provocar com isso a esperada revolução nos modelos conservadores de ensino, que a nova era está exigindo. Através dos novos Ambientes de Aprendizagem, estamos rompendo as paredes da sala de aula, levando o estudante a um universo totalmente novo e motivador", afirma Christina Simões, Consultora Pedagógica do Planeta Educação.

O projeto "Click Inclusão – Educação de Qualidade para Todos" também oferece aos educadores o Programa de Formação em Informática Educacional, possibilitando a atuação eficiente dos professores no uso das novas tecnologias.