Jornal Escolar, uma ferramenta para alfabetizar
O Primeiras Letras viabiliza a publicação de jornais escolares com textos e ilustrações dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. Cada escola tem seu próprio jornal, que circula várias vezes ao ano. A impressão, em papel jornal, é realizada pela ONG Comunicação e Cultura, que criou a iniciativa.
Basicamente, o impresso escolar atende a dois propósitos: o da alfabetização, por meio do uso social da escrita, e o da participação cidadã das crianças. A iniciativa enriquece o trabalho do professor em sala de aula, servindo, também, como ferramenta para a escola interagir com a comunidade (82% dos alunos declararam, na última avaliação, que o jornal escolar é lido por suas famílias).
Em 2007, o projeto beneficiou 432 escolas, que publicaram 1.069 edições, com 698.365 exemplares de tiragem total. O Primeiras Letras está implantado em 14 municípios do Ceará (incluindo Fortaleza) e outros 16 no Rio Grande do Norte.
Secretarias de Educação de todo nordeste recebem apoio para implantar o jornal escolar no seu município. O Comunicação e Cultura oferece, além do co-financiamento, a capacitação, a impressão (em papel jornal), materiais pedagógicos e monitoria escola por escola. A participação financeira das secretarias varia entre R$ 1,30 a 3,00 por aluno/ano, dependendo do número de escolas, tiragens etc.
O Primeiras Letras conta com o apoio da Unesco, Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Instituto C&A e BNDES. Para saber mais acesse o www.jornalescolar.org.br.