Planeta Educação
NOTÍCIA
Editor do Planeta Educação lança livro sobre Cinema na Escola - 24/03/2008 17:22:34
No próximo dia 09 de abril o professor mestre em Educação João Luís de Almeida Machado está lançando seu primeiro livro – "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva) –, cujo tema central é o uso de filmes na sala de aula, como apoio ao ensino.

João Luis, natural de Caçapava (SP), editor e articulista do portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br), trabalha com o projeto "Cinema na Escola" há mais de 20 anos e defendeu essa prática em sua dissertação de mestrado, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2002.

O lançamento do livro será acompanhado também de uma palestra “Na sala de aula com a Sétima Arte”, que terá inicio às 19h30 no auditório da escola de inglês e espanhol Fisk de Caçapava, localizada à Rua Marquês do Herval, 371 – no centro da cidade.

O educador é o responsável pela bem sucedida coluna "Cinema na Escola", do portal Planeta Educação, onde já publicou mais de duzentos artigos sobre o assunto, que são acessados diariamente por mais de três mil pessoas de todo o Brasil e até do exterior; em sua maioria professores e estudantes que buscam informações para suas aulas e trabalhos escolares.

João Luís Machado acredita que os filmes podem ser poderosos aliados ao trabalho educacional ao compor forças com as explanações dos professores, o uso de livros, atividades em grupo, tarefas e até mesmo nas avaliações dos alunos. Em seus artigos, já discorreu sobre o uso dos filmes em sala de aula e a organização de mostras de filmes no âmbito educacional.

Em sua coluna Cinema na Escola, o educador também já analisou e indicou filmes de diferentes origens e gêneros. Escreveu sobre clássicos como "Tempos Modernos", "O Mágico de Óz" ou "A felicidade não se compra"; analisou sucessos recentes do cinema norte-americano do porte de "Matrix", "Shrek" ou "O resgate do Soldado Ryan"; verificou as possibilidades de grandes filmes nacionais como "Central do Brasil", "Cidade de Deus" e "Os Dois Filhos de Francisco"; e ainda visitou outras escolas cinematográficas ao debruçar-se sobre títulos como "A Vida é Bela", "Mar Adentro" e "A Caminho de Kandahar", entre outros.

Em seu livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte", João Luís apresenta as linhas gerais do trabalho com o "Cinema na Escola" e disponibiliza 23 análises, resenhas e propostas de trabalho com filmes como "O Jardineiro Fiel", "Sociedade dos Poetas Mortos", "A Corrente do Bem" e "A Paixão de Cristo".