Em Lorena, projeto educacional une a tradição das cantigas de roda com a tecnologia para auxiliar a alfabetização - 02/05/2018 17:35:50
Na rede pública de ensino de Lorena, as cantigas de roda vão além de um momento de brincadeira. Elas ´invadiram´ as aulas de Informática Educacional e estão ajudando alunos da Educação Especial e do 2º ano do Ensino Fundamental no processo de alfabetização, expressão oral e socialização. A ideia é utilizar recursos tecnológicos, de forma lúdica e educativa, para levar conhecimento e reflexão sobre a tradição das cantigas de roda.
“As cantigas de roda são textos da tradição oral passadas de geração em geração. Neste ‘mundo do faz de contas’, jogo de palavras e brincadeiras que envolvem as cantigas, é possível desenvolver a oralidade e contribuir para a alfabetização. Com base nas músicas, conseguimos desenvolver atividades que ajudam na identificação das letras e palavras, além da interpretação de texto; tudo de maneira divertida e usando a tecnologia a nosso favor”, explica Clayse Werneck Matos da Silva, coordenadora pedagógica de Informática Educacional da Planneta, empresa que promove a oficina, em parceria com a Secretaria de Educação de Lorena.
Durante as aulas, os alunos das escolas Professora Maria Antonieta Arantes Ferreira, Professor Francisco Prudente de Aquino e do Centro de Recursos Especiais utilizam ferramentas virtuais do editor de desenho para ilustrar as cantigas escolhidas; recursos de áudio e vídeo para exemplificar as cantigas mais conhecidas; internet para pesquisar as cantigas e desenvolver jogos online; recursos da planilha eletrônica - como identificar linhas e colunas, inserir e alterar dados, alterar a cor de plano de fundo - para desenvolvimento de diversas atividades propostas; além de processador de texto para reescrita das cantigas de roda.
“Gosto de cantar e as atividades nas aulas de Informática são muito legais. Adoro desenhar no Editor de Desenho e aprendi a criar frases. Estou feliz”, contou Kauanny Helena Tiezzi, aluna do 2ª ano B da escola Prof.ª. Maria Antonieta Arantes Ferreira.
O projeto atende 121 crianças, que, ao final do primeiro semestre, farão a apresentação de seus trabalhos. Na EM Prof. Francisco Prudente de Aquino, os alunos irão produzir um violão de cartolina, contendo as músicas impressas desenvolvidas no Laboratório de Informática. Além disso, vão receber um CD contendo a gravação das cantigas para ouvir em casa, com seus pais. Já no Centro de Recursos Especiais e na EM Prof.ª. Maria Antonieta Arantes Ferreira, os alunos farão uma apresentação para os pais da cantiga escolhida, com a participação de um aluno, ao violão. Os pais ainda receberão um livro produzido por seus filhos, personalizado com a foto da turma.
“O projeto está sendo bem gratificante, os alunos estão entusiasmados com as atividades apresentadas e animados para chegar ao produto final. Eles são bem participativos e isso vem tornando as aulas ainda mais prazerosas. Fico muito feliz em realizar este projeto e despertar nos alunos a importância de resgatar a tradição das cantigas por meio da tecnologia”, conclui a instrutora técnica de Informática Educacional, Ana Paula de Alcântara.