Os primeiros resultados do Programa de Formação de Educadores, oferecido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação no projeto #EducaçãoTransformadora, realizado em parceria com a empresa Planneta, já podem ser observados na EMEF Pedro João de Oliveira, da Tabatinga.
A "Metodologia de Aprendizagem Ativa" propõe a transformação da prática docente, transformando o professor em um orientador de estudos, exigindo também do aluno uma nova postura: a de protagonista de seu próprio aprendizado.
Exemplo de mudança, a professora Ana Lucia Crescêncio dos Santos, responsável pela turma do 2º ano do Ensino Fundamental, começou a aplicar a metodologia após iniciar o curso de formação continuada. “Sempre trabalhei de forma diversificada, porém as dinâmicas que eu tenho aprendido são mais eficazes, então, eu logo pude perceber uma melhora significativamente no aprendizado dos meus alunos”, conta.
Com o objetivo de ampliar, aprofundar e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, o programa propõe atividades que possam inovar a prática pedagógica do educador. Para a diretora escolar Telma Soares dos Santos Carmo, o conteúdo permite ter uma visão diferenciada sobre o modo de ensinar. “Nós estamos muito felizes com o projeto, uma vez que ele veio para somar. Sabemos que todos os que estão fazendo o curso, farão a diferença em sala de aula”, completa.
Para fazer parte das próximas turmas, basta acessar o site caragua.planneta.com.br e ficar atento aos novos períodos de inscrição.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular