Jornal impresso feito por alunos da rede municipal mobiliza a comunidade escolar em Lorena - 07/11/2017 16:21:18
Vinte e três escolas estão envolvidas no projeto “Jornal na Escola”, que estimula a escrita, a leitura e a criatividade das crianças
Um jornal que informa, ensina e diverte, todo feito por crianças. O projeto “Jornal na Escola” é assim. Realizado em 23 escolas municipais de Lorena, nas aulas de Produção Textual e Informática Educacional, o projeto vem mobilizando alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os alunos estão animados com a ideia de fazer eles mesmos, um jornal impresso e participam ativamente das aulas, onde ampliam a leitura, a escrita e produzem as notícias em diversos gêneros textuais. Além disso, a criatividade e o protagonismo são estimulados em todas as etapas de produção, seja na escolha do nome do jornal, dos textos que farão parte do impresso, dos temas que serão destacados e até mesmo nas ilustrações.
Fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a empresa
Planneta, o projeto tem por objetivo desenvolver a competência discursiva e a autonomia dos alunos, bem como divulgar e valorizar os trabalhos realizados pela comunidade escolar. A diretora de Gestão Educacional do Currículo I, Ana Lúcia Lemos Galhardo, acredita que os benefícios do projeto vão além da sala de aula. “A visibilidade dos trabalhos dos meninos fortalece o vínculo com a família e a valorização dos professores pelo reconhecimento dentro e fora da escola”.
Durante o processo de confecção do jornal, alunos e professores podem contar com a ajuda dos mediadores da
Planneta nas aulas de Informática Educacional. Com o apoio da Informática, os alunos fazem pesquisa e participam da edição e diagramação dos textos. Ana Lúcia Lemos assim destacou a etapa de produção final do primeiro jornal impresso, da escola municipal Santa Edwiges. “Ainda tínhamos um grande desafio: a diagramação e impressão do jornal, mas com a parceria da Planneta somamos as ideias e os sonhos e o projeto fluiu”. Como resultado, cada aluno das Unidades Escolares pôde ter acesso à primeira edição impressa do periódico, com informações sobre trabalhos desenvolvidos no ambiente escolar.
Os professores de Produção Textual de Lorena se prepararam para o projeto “Jornal na Escola” por meio da formação continuada no CAAPEL – Centro de Atualização e Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação de Lorena – onde puderem aperfeiçoar sua prática pedagógica.