Educadora de Osasco conta experiência educacional inovadora em e-book gratuito - 26/10/2017 14:49:26
Livro com os relatos dos finalistas do Desafio Diário de Inovações está disponível na internet
Para inspirar cada vez mais práticas inovadoras na educação pelo país afora, a agência de notícias educacionais Porvir e o Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) acabam de lançar o livro digital "Desafio Diário de Inovações - 16 práticas de professores para você se inspirar e inovar na sua aula", disponível para leitura online ou download em pdf.
O livro é o resultado final do Desafio Diário de Inovações, que teve o objetivo de mostrar e entender o que profissionais da educação estão fazendo nas escolas e universidades brasileiras para transformar suas práticas pedagógicas e tornar a experiência educacional de crianças, adolescentes, jovens e adultos mais significativa. Ao todo, 199 educadores de 22 estados, representantes de redes públicas e privadas, enviaram seus relatos para o Desafio. Foram selecionados três de cada uma das seis categorias da competição, mas dois educadores preferiram não participar do livro digital.
As experiências descritas no livro mostram diversas ações implementadas pelos educadores, que incluem a comunicação com os alunos, projetos especiais de aprendizagem, jogos e atividades interativas que têm apoio da tecnologia. Dentre os projetos selecionados, está o "RG Gigante", desenvolvido pela educadora Meire Luiza, do projeto Oficina de Saberes – Incluir é nossa Arte, de Osasco, na Grande São Paulo. A ação acontece nas oficinas de Audiovisual – frequentadas por jovens e adultos com deficiência e é desenvolvido graças a uma parceria da Secretaria de Educação de Osasco com a empresa
Planneta.
Na atividade, a educadora usa um RG em tamanho grande, feito de papelão, para trabalhar a identidade de alunos maiores de 14 anos com deficiências leves e moderadas. Ela trabalha a criatividade e aproveita a curiosidade dos alunos para desenvolver habilidades de comunicação. "Meu maior desafio é que muitos não são alfabetizados, por isso o uso do lúdico e de brincadeiras, mostrando também a utilidade do RG, da nossa carteira de identidade", comenta Meire. O objetivo é motivá-los, promovendo a socialização e a autonomia, bem como o uso da tecnologia.
Ensinar um aluno com deficiência requer a utilização de formas criativas para estimular a aprendizagem. Para isso, Meire deixou o espaço da foto do RG livre para que os alunos pudessem colocar seus rostos e falar sobre suas vidas, sua família, estimulando a reflexão em torno da identidade de cada um. Depois disso, cada aluno pôde interagir com os demais tirando fotos, gravando vídeos e entrevistando uns aos outros.
"A aula que mais contribuiu até agora para o desenvolvimento e a socialização dos alunos com deficiências teve como tema identidade e autorretrato. Criei recursos pedagógicos que chamassem a atenção dos alunos e os induzissem a utilizar a câmera digital. A ideia proposta era falar de si", conclui a educadora Rosemeire Luiza da Silva, conhecida apenas como Meire Luiza.
Para conhecer mais projetos inspiradores, acesse o e-book:
Desafio Diário de Inovações 2017.pdf