Em Osasco, jogos cooperativos ajudam crianças a conquistar valores como empatia, trabalho em equipe e solidariedade - 05/10/2017 16:57:01
As oficinas do projeto “Eu Tenho Futuro – Mais Tempo na Escola” acontecem em 47 escolas da rede municipal de ensino, no contraturno do horário escolar
Em diversas ocasiões percebemos, hoje em dia, como o individualismo tem sido presente nas relações sociais. Por isso, para estimular que as crianças de Osasco entendam a importância do coletivo e da construção de laços de amizade no ambiente escolar, diversos Jogos Cooperativos têm sido utilizados nas escolas públicas do município. Eles são uma importante ferramenta para promover a socialização e a construção de valores entre os alunos do Ensino Fundamental I que estão em uma fase marcante de construção da personalidade.
Dentro do projeto “Eu Tenho Futuro – Mais Tempo na Escola”, desenvolvido pela
Planneta em parceria com a Secretaria de Educação de Osasco, as oficinas de Jogos Cooperativos acontecem em 47 das 56 unidades escolares de Ensino Fundamental I. Por meio de diversas atividades, professores e mediadores demonstram aos alunos a importância da cooperação não só no convívio escolar e durante a realização dos jogos, mas principalmente como influência para a vida em sociedade.
Com o lema “O jogo é mais legal quando jogado com os outros e não contra os outros”, as oficinas promovem uma autorreflexão sobre a valorização do ser humano e o convívio com a diversidade. “As propostas de aulas são cuidadosamente elaboradas para que haja participação e compartilhamento de novas experiências por todos os alunos, promovendo sentimentos de solidariedade, autoestima, autonomia, senso ético e respeito mútuo”, explica Glaucie Pereira, coordenadora pedagógica de Jogos Cooperativos, da Planneta.
“Os jogos são muito legais. Aprendi a ter mais união, cooperação e menos brigas”, diz Leticia Souza, do 5º ano da EMEF Messias Gonçalves da Silva. A colega Yasmim Bispo, concorda: “os jogos me ensinaram a saber perder e a respeitar mais os outros”.
“Agora as atividades têm funcionado muito bem, embora a assimilação dos conceitos entre as crianças tenha sido difícil no começo, pois demoraram a entender que cada um tem o seu momento de participar. Busco sempre frizar que o importante é se divertirem, independentemente do placar final. Dessa forma eles aprenderam a respeitar mais as limitações de cada um e que, dentro de um jogo, quando se trabalha em equipe é mais fácil atingir o objetivo proposto. Acredito que os Jogos Cooperativos proporcionam uma imensa possibilidade de levar valores para a vida de cada um desses pequenos cidadãos”, conclui Daiane Lima, mediadora da Planneta nas oficinas.
Nas 56 escolas de Ensino Fundamental de Osasco são oferecidas as oficinas de Jogos Cooperativos, Jogos de Linguagem, Raciocínio Lógico, Jogos de Tabuleiro, Teatro, Dança, Música, Futebol, Judô, Capoeira, Interação Digital, Inglês e Reforço Escolar. Há vagas abertas para a participação de alunos matriculados nas mesmas unidades escolares.